Ensinamentos mais importantes: a justiça, a misericórdia e a fidelidade.
Most important teachings: justice, mercy and fidelity.
Evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,23-26 – Naquele tempo, disse Jesus: 23“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto sem, contudo, deixar aquilo. 24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo”. – Palavra da salvação.
Gospel
Proclamation of the Gospel of Jesus Christ according to Matthew 23,23-26 - At that time, Jesus said: 23 “Woe to you, teachers of the Law and hypocritical Pharisees! You pay the tithing of mint, fennel and cumin and leave aside the most important teachings of the Law, such as justice, mercy and faithfulness. You should practice this without, however, leaving that. 24 Blind guides! You filter out the mosquito, but swallow the camel. 25Woe to you, teachers of the Law and hypocritical Pharisees! You clean the glass and plate outside, but inside, you are full of theft and greed. Blind Pharisee! First clean the glass inside, so that the outside is also clean ”. - Word of salvation.
Para refletir
Jesus não combina com falsidade. Sim, porque o comportamento falso é enganador, mostra uma imagem distante da realidade, às vezes totalmente oposta. Em outra passagem, Jesus ensinava: “Que o sim de vocês seja sim, e o não seja não” (Mt 5,37). As mentiras se tornam ainda mais graves quando envolvem religião, pois aí está em jogo a boa-fé das pessoas. Por temor ou respeito a Deus, o povo simples se entrega, de modo ingênuo, aos “comandos” de seus líderes. Os doutores da Lei e fariseus se fixavam no cumprimento minucioso de certas prescrições válidas, mas secundárias, enquanto negligenciavam as mais importantes: a prática da justiça, da misericórdia e da fidelidade ao projeto de Deus. É prudente não se deixar iludir pelos falsos mestres.
To think about
Jesus does not match falsehood. Yes, because false behavior is misleading, it shows an image far from reality, sometimes completely opposite. In another passage, Jesus taught: "May your yes be yes, and no be no" (Mt 5.37). Lies become even more serious when they involve religion, because that is where people's good faith is at stake. Out of fear or respect for God, the simple people surrender, in a naive way, to the “commands” of their leaders. Doctors of the Law and Pharisees were fixated on the meticulous fulfillment of certain valid but secondary prescriptions, while neglecting the most important ones: the practice of justice, mercy and fidelity to God's plan. It is prudent not to be deceived by false teachers.
Para assistir - To watch
Para rezar
Ó Jesus, que eu não me descuide dos aspectos essenciais da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade a Deus. Orienta-me, Senhor, para cumprir o que agrada ao Pai celeste. Amém.
To Pray
O Jesus, may I not neglect the essential aspects of the Law, such as justice, mercy and fidelity to God. Guide me, Lord, to do what pleases the heavenly Father. Amen.
Para os catequistas - Diretório para a Catequese
361. Todavia, é preciso reconhecer que «o ambiente digital é também um território de solidão, manipulação, exploração e violência, até ao caso extremo da dark+ web. Os meios de comunicação digitais podem expor ao risco de dependência, isolamento e perda progressiva de contacto com a realidade concreta, dificultando o desenvolvimento de relações interpessoais autênticas. Difundem-se novas formas de violência através das redes sociais, como o cyberbullying; a web é também um canal de difusão da pornografia e de exploração de pessoas para fins sexuais ou através do jogo de azar». Além disso, os interesses económicos, que operam no mundo digital, são «capazes de realizar formas de controle que são tão sutis quanto invasivas, criando mecanismos de manipulação das consciências e do processo democrático». É preciso lembrar que muitas plataformas favorecem frequentemente «o encontro entre pessoas com as mesmas ideias, dificultando o confronto entre as diferenças. Estes circuitos fechados facilitam a divulgação de informações e notícias falsas, fomentando preconceitos e ódio». Os espaços digitais podem criar uma visão distorcida da realidade, até gerar falta de cuidado com a vida interior, visível na perda da identidade e das raízes, no cinismo como resposta ao vazio, na progressiva desumanização e a tendência cada vez maior para as pessoas se fecharem em si mesmas.
For catechists - Directory for Catechesis
361. However, it must be recognized that “the digital environment is also a territory of loneliness, manipulation, exploitation and violence, even to the extreme case of the dark + web. Digital media can expose you to the risk of dependence, isolation and progressive loss of contact with concrete reality, making it difficult to develop authentic interpersonal relationships. New forms of violence are disseminated through social networks, such as cyberbullying; the web is also a channel for spreading pornography and exploiting people for sexual purposes or through gambling ». In addition, economic interests, operating in the digital world, are "capable of carrying out forms of control that are as subtle as they are invasive, creating mechanisms for manipulating consciences and the democratic process". It is necessary to remember that many platforms often favor “the encounter between people with the same ideas, making it difficult to confront differences. These closed circuits facilitate the dissemination of false information and news, fostering prejudice and hatred ». Digital spaces can create a distorted view of reality, even causing a lack of care for the inner life, visible in the loss of identity and roots, in cynicism as a response to emptiness, in progressive dehumanization and the increasing tendency for people to become close in on themselves.
Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você, diga: Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!
Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a diga: Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!
Blessing
By tracing the sign of the cross in you, say: Bless me Lord God that is † father, son, and holy spirit, to live always in your love and doing good to all. Amen!
By tracing the sign of the cross on your son/daughter say: Bless you (name of child), our God who is † father, son, and holy spirit, for you child alive always in love of God and doing good to all. Amen!
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