quinta-feira, 23 de junho de 2022

🇧🇷Liturgia 23/06 - Deus lhe abençoe. 🇺🇸Liturgy 06/23 - God bless you. 🇮🇹Liturgia 23/06 - Dio ti benedica. 🇪🇸Liturgia 23/06 - Dios te bendiga




NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
Houve um homem enviado por Deus: o seu nome era João. Veio dar testemunho da luz e preparar para o Senhor um povo bem-disposto a recebê-lo (Jo 1,6s; Lc 1,17).

Já no século 4º havia celebrações litúrgicas em honra de São João Batista. Isso comprova o grande apreço e a cordial veneração que os fiéis tinham por ele. Com razão, pois, conforme disse Jesus, João é muito mais que um profeta (cf. Lc 7,26) e o maior entre os nascidos de mulher. Deixemo-nos envolver pela eloquente figura de João Batista e celebremos seu nascimento com fervor e fé.

Primeira Leitura: Isaías 49,1-6
Leitura do livro do profeta Isaías – 1Nações marinhas, ouvi-me; povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: “Tu és o meu servo, Israel, em quem serei glorificado”. 4E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. 5E, agora, diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor, esta é a minha glória. 6Disse ele: “Não basta seres meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 138(139)
Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, / porque de modo admirável me formastes!
1. Senhor, vós me sondais e conheceis, † sabeis quando me sento ou me levanto; / de longe penetrais meus pensamentos; / percebeis quando me deito e quando eu ando, / os meus caminhos vos são todos conhecidos. – R.
2. Fostes vós que me formastes as entranhas, / e no seio de minha mãe vós me tecestes. / Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, / porque de modo admirável me formastes! – R.
3. Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis; / nem uma sequer de minhas fibras ignoráveis / quando eu era modelado ocultamente, / era formado nas entranhas subterrâneas. – R.

Segunda Leitura: Atos 13,22-26
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, Paulo disse: 22“Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede, depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’. 26Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada essa mensagem de salvação”. – Palavra do Senhor.

Evangelho: Lucas 1,57-66.80
Aleluia, aleluia, aleluia.
Serás chamado, ó menino, o profeta do Altíssimo: / irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos (Lc 1,76). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel. – Palavra da salvação.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você e sua família, diga: Abençoa-nos, Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu vivamos sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!


NATIVITY OF SÃO JOÃO BAPTISTA
There was a man sent by God: his name was John. He came to bear witness to the light and to prepare a people ready to receive him for the Lord (Jn 1:6f; Lk 1:17).

Already in the 4th century there were liturgical celebrations in honor of Saint John the Baptist. This proves the great esteem and cordial veneration that the faithful had for him. Rightly, then, as Jesus said, John is much more than a prophet (cf. Lk 7:26) and the greatest among those born of women. Let us allow ourselves to be enveloped by the eloquent figure of John the Baptist and celebrate his birth with fervor and faith.

First Reading: Isaiah 49:1-6
Reading from the book of the prophet Isaiah – 1Sea nations, hear me; peoples far away, pay attention: the Lord called me before I was born, from my mother's womb he had my name in mind; 2He made my word a sharp sword, he protected me in the shadow of his hand, and he made me a sharp arrow, hidden in his quiver, 3and he said to me, “You are my servant, Israel, in whom I will be glorified.” 4And I said, “I labored in vain, I spent my strength fruitlessly, in vain; yet the Lord will give me justice, and my God will give me reward.” 5And now saith the Lord unto me - he who prepared me from birth to be his servant - that I recover Jacob for him, and make Israel unite with him; in the eyes of the Lord, this is my glory. 6He said, "It is not enough for you to be my servant to restore the tribes of Jacob and bring back the remnant of Israel; I will make you a light for the nations, that my salvation may reach the ends of the earth." - Word of the Lord.

Responsorial Psalm: 138(139)
I praise you and give you thanks, O Lord, / because in a wonderful way you formed me!
1. Lord, you search me and know me, † you know when I sit down and when I get up; / from afar you penetrate my thoughts; / you perceive when I lie down and when I walk, / my ways are all known to you. - R.
2. It was you who formed my entrails, / and in my mother's womb you weaved me. / I praise you and give you thanks, O Lord, / because you formed me in an admirable way! - R.
3. To the most intimate, Lord, you know me; / not one of my ignorant fibers / when I was secretly shaped, / was formed in the subterranean bowels. - R.

Second Reading: Acts 13:22-26
Reading from the Acts of the Apostles – In those days, Paul said: 22 “God raised up David as king, and thus testified of him: 'I have found David the son of Jesse, a man after my own heart, who will do my will in everything.' . 23As he had promised, from the seed of David God has raised up a savior for Israel, who is Jesus. 24Before he arrived, John preached a baptism of conversion to all the people of Israel. 25As he was about to complete his mission, John declared, 'I am not what you think I am! But behold, after me comes the one whose sandals I do not deserve to untie.” 26 Brothers, descendants of Abraham, and all you who fear God, this message of salvation has been sent to us.” - Word of the Lord.

Gospel: Luke 1:57-66:80
Hallelujah, hallelujah, hallelujah.
You will be called, O child, the prophet of the Most High: / you will go before the Lord, preparing the way for him (Lk 1,76). - R.

Proclamation of the Gospel of Jesus Christ according to Luke – 57 When Elizabeth was pregnant, she gave birth to a son. 58 The neighbors and relatives heard how the Lord had been merciful to Elizabeth, and they rejoiced with her. 59On the eighth day, they went to circumcise the boy and wanted to name him after his father, Zechariah. 60The mother, however, said, “No! He will be called John.” 61The others said, “There is no relative of yours with that name!” 62Then they made signs to the father, asking what he wanted the boy's name to be. 63Zechariah asked for a tablet and wrote: “John is his name”. And everyone was amazed. 64 Immediately, Zechariah's mouth opened, his tongue was released, and he began to praise God. 65All the neighbors were afraid, and the news spread throughout the hill country of Judea. 66And everyone who heard the news kept thinking, “What will this boy become?” Indeed, the hand of the Lord was with him. 80And the boy grew and became strong in spirit. He lived in the desolate places, until the day he publicly presented himself to Israel. – Word of salvation.

Blessing
Tracing the sign of the cross on you and your family, say: Bless us, Lord God who is † Father, Son and Holy Spirit, that we may always live in Your love and doing only good to all. Amen!


PRESEPE DI SÃO JOÃO BAPTISTA
C'era un uomo mandato da Dio: si chiamava Giovanni. È venuto per testimoniare la luce e per preparare un popolo pronto ad accoglierlo per il Signore (Gv 1,6ss; Lc 1,17).

Già nel IV secolo vi erano celebrazioni liturgiche in onore di San Giovanni Battista. Ciò prova la grande stima e la cordiale venerazione che i fedeli nutrivano per lui. Giustamente, quindi, come ha detto Gesù, Giovanni è molto più di un profeta (cfr Lc 7,26) e il più grande tra i nati da donna. Lasciamoci avvolgere dalla figura eloquente di Giovanni Battista e celebriamo la sua nascita con fervore e fede.

Prima lettura: Isaia 49:1-6
Lettura dal libro del profeta Isaia – 1Nazioni marittime, ascoltatemi; Popoli lontani, fate attenzione: il Signore mi ha chiamato prima che nascessi, fin dal grembo di mia madre aveva in mente il mio nome; 2Ha fatto della mia parola una spada affilata, mi ha protetto all'ombra della sua mano, mi ha fatto una freccia affilata, nascosta nella sua faretra, 3e mi ha detto: «Tu sei il mio servo, Israele, nel quale io sarò glorificato”. 4 E io dissi: «Ho faticato invano, ho esaurito le mie forze inutilmente, invano; eppure il Signore mi darà giustizia e il mio Dio mi darà ricompensa». 5 Ed ora il Signore mi dice, colui che mi ha preparato fin dalla nascita ad essere suo servo, che io recuperi Giacobbe per lui e faccio sì che Israele si unisca a lui; agli occhi del Signore, questa è la mia gloria. 6Egli disse: «Non basta che tu sia mio servitore per restaurare le tribù di Giacobbe e ricondurre il resto d'Israele; ti farò luce per le nazioni, affinché la mia salvezza giunga ai confini della terra». - Parola del Signore.

Salmo responsoriale: 138(139)
Ti lodo e ti rendo grazie, o Signore, / perché in modo mirabile mi hai formato!
1. Signore, tu mi scruti e mi conosci, † tu sai quando mi siedo e quando mi alzo; / da lontano penetri nei miei pensieri; / tu percepisci quando mi sdraio e quando cammino, / le mie vie ti sono tutte note. - R.
2. Sei tu che hai formato le mie viscere, / e nel grembo di mia madre mi hai tessuto. / Ti lodo e ti rendo grazie, o Signore, / perché mi hai formato in modo mirabile! - R.
3. Al più intimo, Signore, mi conosci; / non una delle mie fibre ignoranti / quando fui segretamente plasmata, / si formò nelle viscere sotterranee. - R.

Seconda lettura: At 13,22-26
Lettura degli Atti degli Apostoli – In quei giorni Paolo disse: 22 «Dio suscitò Davide come re, e così ne rese testimonianza: 'Ho trovato Davide, figlio di Iesse, un uomo secondo il mio stesso cuore, che farà la mia volontà in ogni cosa.' . 23Come aveva promesso, dalla discendenza di Davide Dio ha suscitato per Israele un salvatore, che è Gesù. 24 Prima di arrivare, Giovanni predicò un battesimo di conversione a tutto il popolo d'Israele. 25Mentre stava per compiere la sua missione, Giovanni dichiarò: «Io non sono quello che tu pensi che io sia! Ma ecco, dopo di me viene colui a cui non merito di slacciare i sandali». 26 Fratelli, discendenti di Abramo e voi tutti che temete Dio, questo messaggio di salvezza è stato inviato a noi». - Parola del Signore.

Vangelo: Luca 1:57-66:80
Alleluia, alleluia, alleluia.
Sarai chiamato, o figlio, profeta dell'Altissimo: / andrai davanti al Signore, preparandogli la via (Lc 1,76). - R.

Annuncio del Vangelo di Gesù Cristo secondo Luca – 57 Elisabetta, incinta, partorì un figlio. 58 I vicini e i parenti udirono come il Signore era stato misericordioso con Elisabetta e si rallegrarono con lei. 59L'ottavo giorno andarono a circoncidere il ragazzo e vollero dargli il nome di suo padre, Zaccaria. 60La madre, però, disse: «No! Si chiamerà Giovanni”. 61Gli altri dissero: «Non c'è nessun tuo parente con questo nome!». 62Poi fecero cenni al padre, chiedendo come voleva che fosse il nome del ragazzo. 63Zaccaria chiese una tavoletta e scrisse: «Si chiama Giovanni». E tutti sono rimasti stupiti. 64 Immediatamente la bocca di Zaccaria si aprì, la sua lingua si sciolse e cominciò a lodare Dio. 65Tutti i vicini ebbero paura e la notizia si sparse per tutta la regione montuosa della Giudea. 66 E tutti quelli che udivano la notizia continuavano a pensare: "Che cosa diventerà questo ragazzo?" Infatti, la mano del Signore era con lui. 80E il fanciullo crebbe e divenne forte in spirito. Visse nei luoghi desolati, fino al giorno in cui si presentò pubblicamente a Israele. – Parola di salvezza.

Benedizione
Tracciando il segno della croce su di te e sulla tua famiglia, dì: Benedicici, Signore Dio che è † Padre, Figlio e Spirito Santo, affinché viviamo sempre nel tuo amore e facendo solo del bene a tutti. Amen!


NACIMIENTO DE SÃO JOÃO BAPTISTA
Había un hombre enviado por Dios: su nombre era Juan. Vino a dar testimonio de la luz ya preparar un pueblo dispuesto a recibirlo para el Señor (Jn 1,6s; Lc 1,17).

Ya en el siglo IV había celebraciones litúrgicas en honor a San Juan Bautista. Esto prueba la gran estima y la cordial veneración que le tenían los fieles. Con razón, pues, como dijo Jesús, Juan es mucho más que un profeta (cf. Lc 7,26) y el más grande entre los nacidos de mujer. Dejémonos envolver por la elocuente figura de Juan Bautista y celebremos su nacimiento con fervor y fe.

Primera Lectura: Isaías 49:1-6
Lectura del libro del profeta Isaías – 1Naciones del mar, escúchenme; Pueblos lejanos, prestad atención: el Señor me llamó antes de nacer, desde el vientre de mi madre tuvo presente mi nombre; 2 Hizo de mi palabra una espada afilada, me protegió con la sombra de su mano, y me hizo una flecha afilada, escondida en su aljaba, 3 y me dijo: “Tú eres mi siervo, Israel, en quien estaré. glorificado.” 4Y dije: En vano trabajé, en vano gasté mis fuerzas; pero el Señor me hará justicia, y mi Dios me dará recompensa.” 5 Y ahora me dice el Señor, el que me preparó desde que nací para ser su siervo, que recobraré a Jacob para él, y haré que Israel se una a él; A los ojos del Señor, esta es mi gloria. 6Él dijo: "No te basta con ser mi siervo para restaurar las tribus de Jacob y hacer volver al remanente de Israel; te haré luz de las naciones, para que mi salvación llegue hasta los confines de la tierra". - Palabra del Señor.

Salmo responsorial: 138(139)
¡Te alabo y te doy gracias, oh Señor, / porque de manera maravillosa me formaste!
1. Señor, tú me examinas y me conoces, † sabes cuándo me siento y cuándo me levanto; / de lejos penetras mis pensamientos; / percibes cuando me acuesto y cuando camino, / todos mis caminos te son conocidos. - r
2. Fuiste tú quien formaste mis entrañas, / y en el vientre de mi madre me entretejiste. / Te alabo y te doy gracias, oh Señor, / ¡porque me formaste de manera admirable! - r
3. Al más íntimo, Señor, tú me conoces; / ni una sola de mis fibras ignorantes / cuando en secreto me formé, / se formó en las entrañas subterráneas. - r

Segunda Lectura: Hechos 13:22-26
Lectura de los Hechos de los Apóstoles – En aquellos días, Pablo dijo: 22 “Dios levantó a David por rey, y así testificó de él: 'He encontrado a David, hijo de Isaí, un hombre conforme a mi corazón, que hará mi voluntad en todo.' 23Como había prometido, de la simiente de David Dios levantó un salvador para Israel, que es Jesús. 24Antes de llegar, Juan predicó un bautismo de conversión a todo el pueblo de Israel. 25Cuando estaba a punto de completar su misión, Juan declaró: '¡No soy lo que creen que soy! Pero he aquí, detrás de mí viene aquel a quien yo no merezco desatarle las sandalias. 26 Hermanos, descendientes de Abraham, y todos los que teméis a Dios, este mensaje de salvación nos ha sido enviado.” - Palabra del Señor.

Evangelio: Lucas 1:57-66:80
Aleluya, aleluya, aleluya.
Serás llamado, oh niño, profeta del Altísimo: / irás delante del Señor, preparándole el camino (Lc 1,76). - r

Proclamación del Evangelio de Jesucristo según Lucas – 57 Cuando Isabel estaba embarazada, dio a luz un hijo. 58 Los vecinos y parientes oyeron cómo el Señor había sido misericordioso con Isabel, y se regocijaron con ella. 59Al octavo día, fueron a circuncidar al niño y querían ponerle el nombre de su padre, Zacarías. 60La madre, sin embargo, dijo: “¡No! se llamará Juan”. 61 Los otros dijeron: “¡No hay pariente tuyo con ese nombre!” 62Entonces le hicieron señas al padre, preguntándole cómo quería que se llamara el niño. 63Zacarías pidió una tablilla y escribió: “Juan es su nombre”. Y todos estaban asombrados. 64 Inmediatamente, la boca de Zacarías se abrió, su lengua se soltó y comenzó a alabar a Dios. 65Todos los vecinos tuvieron miedo, y la noticia se extendió por toda la región montañosa de Judea. 66Y todos los que escuchaban las noticias pensaban: “¿En qué se convertirá este niño?” De hecho, la mano del Señor estaba con él. 80Y el niño crecía y se fortalecía en espíritu. Vivió en los lugares desolados, hasta el día en que se presentó públicamente a Israel. – Palabra de salvación.

Bendición
Trazando la señal de la cruz sobre ti y tu familia, di: Bendícenos, Señor Dios que es † Padre, Hijo y Espíritu Santo, para que vivamos siempre en Tu amor y haciendo sólo el bien a todos. ¡Amén!

Nenhum comentário:

Postar um comentário