terça-feira, 21 de março de 2017

Evangelho do dia 21/03/2017 Gospel of the day 03/21/2017

 
 Quantas vezes devo perdoar? - Mt 18,21-35
How many times should I forgive? - Mt 18,21-35


Texto Bíblico
Naquele tempo, 21 Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?' 22 Jesus respondeu: 'Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23 Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24 Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25 Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26 O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: 'Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo'. 27 Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28 Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Paga o que me deves'. 29 O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: 'Dá-me um prazo! e eu te pagarei'. 30 Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31 Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32 Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: 'Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33 Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?' 34 O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35 É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.'

Biblical Text 
At that time, 21 Peter approached Jesus and asked, ' Lord, how many times shall I forgive, if my brother sins against me? Up to seven times? ' 22 Jesus answered: ' don't tell you until seven times, but up to 70 times seven. 23 Because the Kingdom of heaven is like a King who decided to settle accounts with his servants. 24 when the hit, brought him a who owed him a huge fortune. 25 As the employee had not to pay, the master ordered that was sold as a slave, along with his wife and kids and everything he had, to pay for the debt. 26 the servant, however, fell at the feet of the master, and prostrate, pleaded: ' give me a deadline! and I will pay you all '. 27 therefore, the boss had compassion, let the employee and forgave him the debt. 28 To get out of there, that waiter found one of his fellow who owed him only 100 coins. He grabbed him and began to choke him, saying, ' Pay me what you owe me '. 29 the mate, falling at your feet, begged, ' give me a deadline! and I will pay you. 30 But the waiter didn't care that. Came out and told me to throw him in jail, until paid. 31 See what had happened, the other employees were very sad, sought the boss and told her everything. 32 Then the master sent for him and said to him: ' wicked Servant, I forgave you all your debt because you begged me. 33 shouldn't you also have compassion on your fellow, as I had pity on you? ' 34 the boss angry and delivered that waiter to torturers, even to pay your entire debt. 35 this is how my father who is in heaven will do with you, if not forgiving of heart to your brother. '
Refletindo
Quantas vezes você acha que Deus tem que nos perdoar? Se nós limitássemos a graça de Deus para sete, somente sete vezes Ele deveria nos perdoar, nós já estaríamos a muito tempo excluídos da Sua graça. Poucos ou praticamente ninguém teria acesso ao Reino de Deus se a lógica, se a matemática divina fosse como a nossa lógica ou nossa matemática humana, se nós quiséssemos impor para Deus até o limite de quantas vezes Ele deve nos perdoar.  O coração misericordioso d’Ele sempre nos perdoando, levantando-nos, dando-nos uma nova chance de nos reerguer. Deus é bobo? Ele simplesmente aceita qualquer coisa? Não! Ele é justo, é misericordioso. Na Sua misericórdia, Ele não coloca limites para nos perdoar! Quem experimenta ou vive a dimensão da misericórdia de Deus não pode ser diferente para com seu irmão e irmã. Não podemos colocar limites para a nossa condição de perdoar o outro. Aliás, se quisermos que o outro melhore, temos de usar o mesmo remédio que Deus usa conosco. Deus vai nos perdoando, dando-nos uma chance para nos reerguermos, para nos levantarmos, não nos prostrarmos, não nos frustrarmos nem desanimarmos. É a misericórdia de Deus que vai nos colocando de pé, e precisamos, da mesma forma, usar de misericórdia para com nosso próximo! Sei que, às vezes, cansamo-nos e, por isso, dizemos: “Não consigo mais perdoar essa pessoa! Eu não consigo mais! Já foi demais!”.  Quando você achar que perdoou demais, peça para Deus alargar o seu “demais” para a infinitude da Sua misericórdia. Quando você não tiver mais forças para suportar o problema do irmão, o pecado e a fragilidade do próximo na sua casa, no seu trabalho, seja lá onde você estiver, não recorra a sua miséria humana, mas sim à misericórdia de Deus. A nossa miséria humana é muito limitada. Muitas vezes, não conseguimos perdoar nenhuma vez o erro do outro, mas como a nossa miséria humana é tão carente da misericórdia de Deus, usemos dela para nos relacionarmos uns com os outros. Não é que a misericórdia faça bem apenas para o outro, ela faz bem para nós acima de tudo, ela nos cura, liberta-nos, faz de nós um ser humano mais pleno de Deus, do Seu amor e da Sua misericórdia. Por isso, não deixe de usar a misericórdia de forma plena e infinita para com as misérias do outro, pois Deus usa de misericórdia com nossas misérias.
Adaptado por Flávio do site CN

Reflecting  
How many times do you think God has to forgive us? If we limit God's grace to seven, only seven times he should forgive us, we would have been long excluded from his grace. Few or almost no one would have access to the Kingdom of God if the logic, if the divine mathematics was as our logic or our human mathematics, if we wanted to impose for God until the limit of how many times He should forgive us. The merciful heart he always forgiving, raising us, giving us a new chance to rebuild. God's fool? He just accept anything? No! He is fair, is Merciful. In his mercy, He does not put limits to forgive us! Who experiences or the size of the mercy of God cannot be different for with your brother and sister. We cannot put limits on our condition to forgive each other. In fact, if we want the other better, we have to use the same remedy that God uses us. God will forgive us, giving us a chance to reerguermos us, to stand up, not prostrarmos us, not we dash us or we faint. It is the mercy of God that will put us, and we must, similarly, use of mercy to our next! I know that sometimes you're tired and that's why we say: "I can't forgive that person. I can't! That's enough! ". When you think too much, ask God forgave expand your "other" to the infinity of his mercy. When you no longer have the strength to endure the problem of his brother, the Sin and the fragility of next in your House, in your work, wherever you are, don't use your human misery, but the mercy of God. Our human misery is very limited. Many times, we can't forgive any time the error of another, but as our human misery is so needy of the mercy of God, use it to connect with each other. It's not that the mercy do well just to each other, it is good for us above all, she heals us, free us, makes us a human being more full of God, his love and his mercy. So, be sure to use the full form and infinite mercy to the miseries of the other, because God uses mercy with our miseries.
Adapted by Flávio CN site

Rezando 
Senhor Jesus, que eu não deixe de usar a misericórdia de forma plena e infinita para com as misérias do outro, assim como Deus usa de misericórdia com as minhas misérias.
 Praying  
Lord Jesus, that I do not hesitate to use the full form and infinite mercy to the miseries of the other, just as God uses mercy with my miseries.
 
Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!

Blessing
By tracing the sign of the cross in you say: Bless me Lord God that is † father, son, and holy spirit, to live always in your love and doing good to all. Amen!


By tracing the sign of the cross on your son/daughter/au: Bless you (name of child), our God who is † father, son, and holy spirit, for you child alive always in love of God and doing good to all. Amen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário