terça-feira, 31 de maio de 2016

Evangelho do Dia 31/05/2016

Visitação de Maria a sua prima Isabel - Lc 1, 39-56

Texto Bíblico
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!”43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Entendendo o texto
Na alegria de celebrarmos, hoje, a Visitação de Nossa Senhora à sua prima Isabel, queremos refletir sobre a importância das visitas em nossa vida. A visita é muito mais do que uma atitude de cortesia. Quando queremos ser corteses, gentis com alguma pessoa, vamos visitá-la. A visita é algo muito mais profundo, é um ato de caridade, de amor, gratidão, reconhecimento e valorização da pessoa. Não podemos reduzir os sentidos sagrados que uma visita tem. Visitar alguém quer dizer ir ao encontro das necessidades e das realidades, acolher aquela pessoa do jeito que ela está. No mundo em que vivemos, as pessoas vivem trancadas, demasiadamente ocupadas com tarefas e obrigações. Muitos dizem: “Comadre, quando vai me visitar?”. E recebe como resposta: “Nossa, eu tenho tanta coisa para fazer! Mas pode deixar, eu vou arrumar um tempo!”. A vida passa, o tempo passa, amizades se desfazem, laços se rompem, porque não temos tempo. O encontro de Maria com Isabel nos mostra um pouco do que deve ser um encontro de verdadeiro amor entre duas pessoas. Por um lado, vemos Maria, que vai ao encontro de Isabel assim que sabe da sua situação, vai para servir, fazer com que seu amor se transforme em gesto concreto. Quando encontra Isabel, a saúda, pois valoriza aquele momento de encontro e também a pessoa com quem se encontra. Por outro lado, vemos Isabel que, ao ver sua prima, exalta imediatamente todos os seus valores como mãe do seu Senhor, assim como as suas virtudes. E este encontro termina com um cântico de exaltação ao amor de Deus. Que tal visitar alguém que precise muito de você, alguém que esteja doente ou, mais do que isso, pessoas que estão isoladas. Uma visita fraterna faria toda a diferença! Não faça isso uma vez somente, mas que seja prática na sua vida. Que na organização de sua agenda, em seus compromissos, haja um tempo para visitar as pessoas.
Rezando
Senhor que eu tenha tempo para visitar as pessoas e minhas visitas não sejam para promover fofocas, futricas nem para curiar a vida dos outros, mas que seja um ato sagrado de ser a presença de Deus na vida delas.
Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no Seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado: #Flávio #Cnbb #Cn #Fano

Nenhum comentário:

Postar um comentário