sábado, 28 de maio de 2016

Evangelho do Dia 28/05/2016

A autoridade de Jesus - Mc 11, 27-33

Texto Bíblico
Naquele tempo, 27Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: 28“Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” 29Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. 30O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”. 31Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ‘Por que não acreditastes em João?’ 32Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. 33Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.

Entendendo o texto
O Evangelho de hoje nos mostra os sumos sacerdotes, os fariseus e os doutores da lei questionando Jesus sobre sua autoridade. Muitas vezes, vemos pessoas que duvidam das verdades da fé e questionam o próprio Deus sobre a legitimidade de suas ações e de seus princípios, mas se formos analisar mais a fundo a vida das pessoas que manifestam tal atitude, veremos que na verdade as suas vidas é que apresentam aspectos contraditórios porque os seus princípios de vida não são legítimos. Essas pessoas querem, na verdade, legitimar a sua vida marcada pelo erro e pelo pecado, por princípios que, na verdade, encontram o seu fundamento unicamente no egoísmo. Jesus percebeu a malícia das perguntas e das intenções. Aqui, ‘malícia’ é a tradução para a maldade que há no coração de quem pergunta, o que, na verdade, é um grande veneno. Existem pessoas que carregam um veneno dentro de si, e estamos nos referindo às pessoas religiosas, aos sacerdotes, conhecedores da Lei divina, anciões, homens já vividos e experienciados na prática das coisas de Deus que não conseguiram se purificar do fermento da maldade. Quando não nos deixamos ser purificados pela graça de Deus, a malícia, a maldade e o veneno vão crescendo dentro de nós e vamos criando situações para deixar envenenada as outras pessoas que não gostamos nem queremos bem. Quando nos voltamos ao âmbito da fé e da religião, vemos muitas coisas na Igreja que não apreciamos, não gostamos como os outros gostam. Mas isso não nos dá o direito de colocarmos veneno, de colocarmos as pessoas para criticarem, para falar mal, para jogar pedras em quem faz, pensa e evangeliza diferente de nós. A evangelização ou o trabalho que realizamos não é para nossa edificação, mas sim para construir o Reino de Deus. Não temos o direito nem a autoridade para criticar o trabalho de ninguém, para menosprezar, colocar dificuldade nem para colocar as pessoas umas contra as outras. Não se constrói dessa forma o Reino dos Céus.
Rezando
Senhor Deus, purifique-me do veneno e de toda maldade, até mesmo no âmbito religioso. Caso tenha algo que eu não goste, não há problema, me livra do mal e que eu não envenene as situações.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!


Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no Seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado: #Flávio #Cnbb #Cn #Fano

Nenhum comentário:

Postar um comentário