quarta-feira, 27 de abril de 2016

Evangelho do Dia 27/04/2016

Eu sou a videira verdadeira - Jo 15, 1-8

Texto Bíblico
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Entendendo o texto
Jesus é o grande missionário do Pai e todos nós participamos da tríplice missão de Jesus pela graça do Batismo. Por isso, só podemos produzir frutos para o Reino de Deus, frutos que permanecem para a vida eterna, se estamos unidos a Jesus para participar da sua obra. Se nos separamos de Jesus, deixamos de realizar a obra do Reino para realizar a nossa própria obra, e o resultado disso é o fracasso de todos os nossos esforços. O segredo da fé cristã é permanecermos em Jesus, permanecermos ligados, firmes e unidos a Ele, sem jamais desviarmos d’Ele nosso olhar. Podemos nos seduzir por muitas coisas que esse mundo nos apresenta; podemos nos deixar guiar por nossas aflições, dificuldades, problemas e situações da vida. Muitas vezes, olhamos mais para os nossos problemas do que para o Senhor de nossa fé. A partir daí, perdemo-nos, desviamo-nos, andamos na rota, na direção errada da vida. Se queremos produzir frutos e desejamos que nossa fé seja frutuosa, precisamos permanecer na videira, unidos a Cristo! É a desculpa mais “esfarrapada” quando as pessoas dizem que se afastaram da igreja, porque estavam decepcionadas com as pessoas (os sacerdotes, os líderes da comunidade, os agentes…), porque ninguém as compreendeu, amou-as. É verdade que a comunidade é o lugar do acolhimento, porém o que nos faz permanecer neste ou naquele lugar não são as pessoas limitadas como nós, mas sim o Cristo que nos convidou, levou-nos e amou, de quem nos tornamos servidores. Às vezes, precisamos refletir com mais seriedade: Eu estou mesmo unido a Cristo? É a Ele a quem sirvo e procuro? Quais são de fato as minhas motivações para servir a comunidade, o Evangelho, de me dizer cristão e proclamar a Palavra de Deus?

Rezando
Deus pai, alimente-nos de Cristo e de Suas Palavras, de Seus ensinamentos, de Seus pensamentos e de Sua vida. Está é a única maneira de produzirmos frutos! Senão, vamos ficar cuidando apenas de coisas triviais; vamos ficar na igreja, na casa do Senhor, cuidando de problemas, disso e daquilo. É importante, mas, sem nos perdermos do essencial. Que nossa união com Cristo conduza todos os nossos passos!

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado: #Flávio #Cnbb #Cn #Fano

Nenhum comentário:

Postar um comentário