sexta-feira, 15 de julho de 2016

Evangelho do Dia 15/07/2016

Quero a misericórdia e não o sacrifício - Mt 12, 1-8

Texto Bíblico
1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? 6Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

Refletindo
Existem pessoas que acham que é difícil seguir Jesus por causa da radicalidade das exigências evangélicas, no entanto, essas mesmas pessoas ficam criando uma série de dificuldades a partir de um legalismo ritual, moral e religioso que acabam por fazer do seguimento de Jesus uma causa de sofrimento e de dor e não uma causa de alegria e felicidade de quem descobre os valores que o conduz para a vida eterna. Muitos cristãos vivem colocando proibições e ficam contentes quando podem falar "não" a alguém. De fato, essas pessoas não entenderam o Evangelho de hoje, muito menos o amor que Deus tem para com seus filhos e filhas. Às vezes, duas crianças estão com a mesma idade: uma aprende a ler, mas a outra não; uma aprende a andar, mas a outra não; uma já está correndo, mas a outra está devagar. O que custa ensinar à que já sabe correr a andar devagar para acompanhar aquela que não sabe andar com os mesmos passos? O que nos custa, às vezes, fazermo-nos um com o outro na situação de penúria que ele está vivendo? Não precisamos ser melhores ou demonstrar que somos mais capazes do que o outro. A misericórdia é saber acompanhar o passo do outro, é saber ver a situação em que ele vive e está, e ser movido por um coração que compreende essa miséria. Deus nos olha a partir da nossa condição humana. Ele desce da Sua condição divina e se faz um de nós para olhar o nosso ser vulnerável, para olhar a nossa pobreza e de nós ter misericórdia. Precisamos, muitas vezes, descer do sapato, descer do trono, vestir a sandália, a roupa da humildade para nos fazer um com o outro. Não deixe a presunção, a vanglória, o orgulho e a soberba colocá-lo melhor que os outros. Não julgue, não condene, mas acolha, ame aquele que está numa situação que exige mais amor e misericórdia!

Rezando
Jesus, ajude-me a entender quando tu diz: "Eu não quero o sacrifício, mas a misericórdia", pois ela e o amor para com o próximo valem mais do que milhões de sacrifícios que eu possa fazer para parecer mais justo e agradável aos olhos de Deus.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a:
 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!

#Flávio #Cnbb #Cn #Fano

Nenhum comentário:

Postar um comentário