terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Evangelho do Dia 20/12/2016




Para Deus nada é impossível - Lc 1, 26-38
Texto Bíblico
26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo então disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

Refletindo
Os anjos de Deus vêm, na verdade, preparar a presença do Senhor no meio de nós. A primeira coisa que o anjo traz é a presença divina: “Não tenhais medo!”. Toda intervenção de Deus em nossa vida é para vencer a nossa esterilidade. É muito mais do que uma esterilidade física ou a incapacidade de alguém gerar filhos. Na época bíblica, sobretudo em períodos anteriores, a esterilidade era vista como uma maldição, como uma coisa negativa, mas quando Deus intervém nessas histórias é para, primeiro, manifestar o Seu poder, para dizer que nada é impossível para Ele, sobretudo para nos mostrar que Ele nos quer produzindo muitos e bons frutos. É verdade que ter filhos é uma bênção, principalmente quando os pais realmente os criam para ser uma bênção, para que sejam dom e graça de Deus. É preciso que, antes do nascimento, na concepção dos filhos, os pais reconheçam que eles são dádivas e dom de Deus. É preciso cuidar das nossas crianças, para que sejam para a humanidade um sinal da presença amorosa do Senhor no meio de nós. Quando o anjo vem anunciar o nascimento, é o que acontece com cada mulher quando descobre que está grávida. Por mais que leve um susto inicial ou que seja uma alegria imensa, receba a sua gravidez como dom de Deus! Mesmo aquela mulher que não pode gerar um filho das suas próprias entranhas, é uma mulher abençoada, é feliz, porque se abre para o dom da vida, seja vindo dela ou adotando uma criança, cuidando de outras crianças. O que precisamos fazer é cuidar bem dos dons de Deus que se manifestam no meio de nós! Não tenhamos medo, meus irmãos, pelo contrário, tenhamos coragem e ousadia. Jesus nasceu para salvar a humanidade, e nós O ajudamos a também salvar essa humanidade quando cuidamos dessas crianças, quando as entregarmos para Ele, quando entregamos os nossos filhos para que, desde o momento da sua concepção, sejam abençoados, cuidados, sejam ensinados a seguir os caminhos do Senhor.
Adaptado: Pe. Roger Araújo - CN

Rezando
Senhor Jesus, que nossas crianças, desde o momento da sua concepção, sejam abençoadas, cuidadss, sejam ensinadas a seguir os caminhos do Senhor.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!
Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário