terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Evangelho do Dia 13/12/2016



Sim e não - Mt 21, 28-32
Texto Bíblico
Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

Refletindo
O Evangelho de hoje mostra-nos: primeiro, um filho para o qual o pai pede para fazer uma coisa. O filho diz que vai fazer e depois não faz, essa é a grande rebeldia. Ouvimos Deus falar e dizemos: “É isso mesmo! Concordo! É a Palavra de Deus!”. Mas estamos dando exemplo do que é viver de aparências. E viver de aparências é justamente isso: a pessoa falar que faz uma coisa, mostrar que tem convicção de uma coisa, mas faz totalmente o contrário do que se propôs a fazer. Na verdade, viver de aparências é viver na hipocrisia; e a hipocrisia é um mal, pois contamina nossos bairros, nossas cidades, igrejas e capelas. A hipocrisia domina a sociedade em que vivemos. O que faz nossa cidade ser hipócrita somos nós, que nos portamos com hipocrisia no meio dos outros. Há pessoas que são como esse outro filho, para o qual o pai diz: “Meu filho, vai fazer isso para o seu pai”. E o filho diz: “Não vou fazer!”, mas depois cai em si, toma consciência e faz o que o pai lhe pediu. Sabe, meus irmãos, às vezes, há pessoas que pensamos não ter mais jeito, que está perdida, mas são pessoas que caem em si, mudam de vida e se deixam transformar. Na época de Jesus, ninguém dava nada por publicanos, cobradores de impostos e por prostitutas, mas muitos deles deram ouvidos e atenção à Palavra de Deus. Eles se converteram e mudaram de vida. Contudo, muitos religiosos, a começar por fariseus, saduceus e tantos outros se diziam ouvintes da Palavra de Deus, mas não deram ouvidos e atenção a Jesus. Não podemos fazer parte do número dos hipócritas, não podemos fazer parte daqueles que habitam as cidades rebeldes. Precisamos ser cidadãos fiéis à Palavra de Deus e aos ensinamentos do Senhor. Permitamos que Deus conduza nossos passos, permitamos que, mesmo que tenhamos sido rebeldes outrora em nossa vida, agora possamos submetê-la à vontade do Senhor!

Adaptado: Pe. Roger Araújo - CN
 
Rezando
Bom Deus, quero me submeter a Tua Vontade. Faz me fiel a Tua Palavra e Ensinamentos, hoje e sempre. Amém.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!
Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário