sábado, 17 de dezembro de 2016

Evangelho do Dia 17/12/2016



Jesus, Maria e José - Mt 1, 1-17
Texto Bíblico
1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

Refletindo
Começamos o tempo de preparação, bem próximo ao Natal do Senhor! Daqui a uma semana, já vamos celebrar o nascimento de Jesus. Nesta semana, queremos nos deter nos acontecimentos principais que giraram em torno do nascimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Começamos essa preparação lendo a genealogia de Jesus Cristo, conhecendo os Seus antepassados, conhecendo as gerações anteriores. Sabendo que Jesus Cristo é filho de Davi, mas, acima de tudo, filho de Abraão. Abraão é o patriarca que foi chamado de “Ur na Caldeia”, levado à uma terra prometida por Deus, que prometeu dar a ele uma descendência tão numerosa quanto as estrelas que há no céu, e que, da sua descendência, nasceria o Salvador da humanidade. Cristo é o cumprimento dessas profecias, passaram-se tantas gerações até que se chegasse a Jesus. Nós também precisamos olhar, com muito carinho, muito cuidado e amor para a nossa própria história, pois esta não começa com nosso nascimento, não com o dia em que nascemos, que viemos a este mundo. A nossa história começa com os nossos antepassados. Como tem importância para nós a história do pai, da mãe, dos avós! São quatro avós, mas se olharmos, há os bisavós, tataravós… De onde viemos, quantos nos precederam nessa história e deixaram marcas na nossa vida, no nosso temperamento, no nosso caráter, no nosso jeito de ser, na saúde e nas enfermidades!  Somos a continuação de uma história, somos únicos para Deus! Não existiu outro eu na história, nem existirá depois, mas eu sou a continuação de uma história que lá começou. Quanto mais eu conheço minha história, quando mais me aprofundo nela, mais Deus pode curar a minha própria vida. Por isso, quando eu conheço meus antepassados, entro na minha própria história de vida. Olhe os antepassados de Jesus e veja que há de tudo: homens santos, virtuosos e bondosos, mas também homens que cometeram pecados graves; há prostitutas, adúlteros e tantos outros. Cristo não ignorou nenhum deles. O evangelista fez questão de mencionar todos eles, e estão todos aqui marcados. Não podemos ter vergonha da nossa história, não precisamos escondê-la. Precisamos reconhecer, cada vez mais, a nossa própria história, precisamos conhecer de onde viemos para entender melhor para onde iremos, e o que estamos vivendo no momento. Jesus Cristo nasceu para curar a história da humanidade e  a história de todos nós, vamos acolhê-Lo como nosso Salvador e que conosco Ele repasse nossa história, assim como Ele repassou Sua própria história de vida, para que a cura de Deus fosse plena em nós.

 
Rezando
Senhor Jesus, repasse minha história para que a cura de Deus seja plena em mim, minha família e todos que fazem parte de minha vida.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!
Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário