terça-feira, 29 de março de 2016

Evangelho do Dia 29/03/2016

Eu vi o Senhor! - Jo 20, 11-18
Texto Bíblico
Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre).17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

Entendendo o texto
Maria Madalena foi ao túmulo bem cedo para estar ao lado do Senhor, mas, quando chegou lá, não encontrou Seu corpo, o túmulo estava vazio. Ela começou a chorar de forma compulsiva, até os anjos que estavam presente foram dar-lhe o primeiro consolo: “Por que choras?”. Em nossa vida, encontramos, muitas vezes, situações onde choramos por tristezas e decepções, porque algo não está bem dentro de nós. Choramos por derrotas e angústias; choramos, porque colocamos nossa esperança onde nos decepcionamos, porque perdemos alguém muito querido ou, então, porque recebemos uma má notícia. Uma coisa muito importante: o Cristo ressuscitado vem para enxugar todas as nossas lágrimas e para nos perguntar: “Por que choram? Por que estão tristes e desanimados? Por que estão com a alma tão abatida?”. Precisamos responder o porquê. Jesus vivo e ressuscitado é o consolo da nossa alma e do nosso coração! Podemos perder as batalhas, mas a guerra já foi vencida e Cristo está vivo e ressuscitado, está no meio de nós para levantar o nosso ânimo, a nossa confiança e não nos permitir jamais perder a esperança, seja qual for a situação, seja qual for a tribulação ou angústia que passamos nesta vida. Não desanime, não entregue sua alma ao desânimo e ao desespero, não entregue seu coração ao fracasso. A nossa vitória definitiva já foi proclamada e está entre nós! Por isso, se temos mil motivos para estarmos tristes, temos um único que alegra definitivamente nossa alma e nosso coração. Seja o consolo de quem chora, o ânimo de quem está desanimado, a esperança de quem a perdeu. Seja testemunha de que Cristo está vivo, testemunhe que se encontrou com Ele e que isso fez toda a diferença em sua vida. Não leve desânimo, desespero, não crie pânico entre as pessoas. Não use a expressão “Não tem mais jeito!”. Tem jeito, porque, para a morte que parecia não ter mais jeito, Cristo trouxe a vida. Maria Madalena recebeu a grande recompensa pelo seu amor: fez a grande experiência do encontro pessoal com o ressuscitado, e anunciou a todos esta experiência.

Rezando
Jesus quando uma situação na vida de quem quer que seja parecer totalmente desesperadora, que eu possa semear a semente da ressurreição, pois por pior e maior que seja o Calvário, de lá irá brotar a vida nova!

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado: Flávio Cnbb Cn Fano

Nenhum comentário:

Postar um comentário