quarta-feira, 9 de março de 2016

Evangelho do Dia 09/03/2016

O que o Pai faz, o Filho o faz também - Jo 5, 17-30
Texto Bíblico
Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: 'Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho'.18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. 19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus:'Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. 21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. 24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem, viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora, em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. 30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Entendendo o texto
Jesus começa aos poucos a manifestar a sua origem e a sua natureza divina. Ele de fato é o Filho de Deus, que veio ao mundo para fazer a vontade do Pai e realizar a sua obra, que é a salvação de todas as pessoas, salvação que significa ressurreição e vida eterna, libertação do jugo do pecado e da morte. Mas esta obra é somente para quem crê que Jesus é o Filho de Deus, é para quem crê que ele veio ao mundo para fazer a vontade do Pai e vê na sua ação a ação divina em favor dos homens, de modo que a fé é essencial para a nossa salvação, para a nossa ressurreição e para que vivamos eternamente. Nós queremos a vida! Queremos a vida em Deus, a vida eterna! Queremos que essa vida resplandeça, esteja em nós e que a vivamos no Senhor. O que é preciso para possuirmos a vida? É a nós que Jesus diz: “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna” (João 5,24). Primeiro, é preciso ouvir a Palavra, dedicar-se a ela. Quando não ouvimos as palavras de Deus, ficamos apenas com as palavras do mundo, ficamos com nossos conhecimentos e teorias, com nossa ciência e com o que ouvimos dizer desse ou daquele. No entanto, precisamos ouvir Jesus, deixar que Suas palavras sejam vida para nossa vida. Assim como a vida precisa do alimento, do cuidado diário, nossa alma, coração e todo nosso ser precisam, todos os dias, das palavras de vida que vêm do coração de Jesus! Mas não basta apenas ouvi-Lo, é preciso crer, demonstrar fé, confiança e dar créditos às palavras do Senhor.

Rezando
Jesus, nesta caminhada quaresmal, nos dê a graça de ouvirmos Sua Palavra, crermos nela e passarmos a ver a vida de acordo com Sua vontade.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado: #FlávioRonconi #CNBB #CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário