quinta-feira, 17 de março de 2016

Evangelho do Dia 17/03/2016

Quem me glorifica é o meu Pai - Jo 8,51-59
Texto Bíblico
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51Em verdade, em verdade, eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte.' 52Disseram então os judeus: 'Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: 'Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte'. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?' 54Jesus respondeu: 'Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se.' 57Os judeus disseram-lhe então: 'Nem sequer cinquenta anos tens , e viste Abraão!' 58Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou'. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

Entendendo o texto
O nosso Deus é o Deus da vida e da vida em abundância. Ele é causa de alegria para todos os que verdadeiramente crêem nele e em Jesus ele manifesta todo o amor que tem por nós. Assim sendo, Jesus, que é o Filho do Deus vivo, veio nos ensinar o caminho da verdadeira vida, por isso nos diz que quem guarda a sua palavra jamais verá a morte. E como todos nós desejamos a vida e nos alegramos com ela, Jesus também é a causa de nossa alegria, assim como foi a causa para Abraão exultar de alegria ao ver o seu dia, ao reconhecer o seu Deus como o Deus da vida. Aos que não acreditam nas verdades do Reino de Deus e rejeitam os valores evangélicos, só resta a revolta, a tristeza e a morte. Guarde e medite a Palavra de Deus, pois quando assim o fazemos, nossa alma começa a experimentar o gosto pela eternidade, o sabor das coisas do céu, o valor dos bens espirituais; então, nosso coração começa a olhar para as coisas do Alto! Não podemos viver alienados, desprezando este mundo, como se nada nos importasse. Nós não podemos dar importância em demasia às nossas atividades terrenas, porque tudo passa, só não pode passar a eternidade por ficarmos a nossa vida inteira focados nesta terra. Que saibamos dar sentido e valor eterno a tudo que fizermos, assim saberemos viver a Palavra de Deus no nosso cotidiano, saberemos que o bem que fazemos pode ser que na terra ninguém dê valor, mas vale para a eternidade. Poderemos sofrer com as injúrias do outro, com as incompreensões da vida e das pessoas, mas somos compreendidos por Deus! Podemos perder tudo, mas ganharemos tudo para sempre quando o nosso coração fizer do Senhor sua maior riqueza!

Rezando
Jesus, ajude-nos a guardar Sua Palavra para que ela nos guarde para a vida eterna, e a morte não tenha poder sobre nós!

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado: #FlávioRonconi #CNBB #CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário