sexta-feira, 11 de março de 2016

Evangelho do Dia 11/03/2016

Vós me conheceis e sabeis de onde sou - Jo 7,1-2.10.25-30
Texto Bíblico
Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galiléia. Evitava andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim, como que às escondidas. 25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: 'Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é.' 28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: 'Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou.' 30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

Entendendo o texto
As pessoas que acreditaram em Jesus procuraram seguir seus ensinamentos e viver uma nova forma de relacionamento com Deus, de modo que a sua fé gerava a vida em abundância. Os que não aceitavam as palavras de Jesus não só se privavam desta vida como também procuravam tirar a vida de Jesus. Mas o nosso Deus é o Deus da vida. A descrença luta contra a vida e pode até mesmo tirar a vida das pessoas, mas tira apenas a vida biológica, e o sangue que é derramado fertiliza a terra para que nela brote as sementes de vida eterna. O sangue de Jesus foi derramado, assim como o de muitos mártires, e isso faz com que as sementes do Reino cresçam e dêem fruto. 

Viver em pensamentos ímpios é viver na iniquidade, é deixar-se enganar, tornar-se cego à verdade. Muitas vezes, cansamos de ser bons, de viver na verdade, na pureza e santidade, porque as pessoas zombam daqueles que querem levar uma vida justa. Todo mundo quer se igualar a todos e, geralmente, o nivelamento é por baixo. As pessoas fazem coisas erradas e acham que todos devem também fazê-las, ou julgam que todos são iguais. Pode ser que todos nós tenhamos fraquezas e misérias, mas isso não significa que todos nos deixamos corromper por elas. E mesmo que tenhamos nos corrompido e que a força do pecado e do mal tenham nos seduzido, é possível vivermos o caminho da purificação e da regeneração espiritual, que é a conversão.

Não podemos desistir da conversão diária, da mudança de vida, da santidade e pureza, porque Deus guarda, nos Seus segredos mais belos, a recompensa que tem para aqueles que levam uma vida santa e um prêmio muito especial aos que levam a vida pura, sem se deixar macular pela maldade e perversidade do mundo em que vivemos. Quando mergulhamos nossa vida em Deus, a pureza e a santidade revestem nossa alma. Neste tempo de graça, que é o da Quaresma, é o momento de purificarmos nossa alma e coração de toda corrupção, depravação, impureza, maldade e de todas as coisas erradas que, muitas vezes, tomaram conta da nossa mente e do nosso coração, para nos tornarmos santos e puros para o Senhor Nosso Deus!

Rezando
Senhor, neste tempo de graça, que é o da Quaresma, purifica nossa alma e coração de toda corrupção, depravação, impureza, maldade e de todas as coisas erradas que, muitas vezes, tomaram conta da nossa mente e do nosso coração. Ajuda-me Jesus, a me tornar santos e puros para o Senhor Nosso Deus!

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado: #FlávioRonconi #CNBB #CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário