terça-feira, 8 de março de 2016

Evangelho do Dia 08/03/2016

Jesus quem o havia curado - Jo 4, 43-54
Texto Bíblico
1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma pscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados -cegos, coxos e paralíticos -, esperando que a água se movesse. 4De fato, uma anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: 'Queres ficar curado?' 7O doente respondeu: 'Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente'. 8Jesus disse: 'Levanta-te, pega na tua cama e anda.'9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: 'É sábado! Não te é permitido carregar tua cama.' 11Ele respondeu-lhes: 'Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda'.' 12Então lhe perguntaram: 'Quem é que te disse: 'Pega tua cama e anda?' 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: 'Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior'. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado.16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

Entendendo o texto
Muitas vezes, as pessoas que sofrem diferentes formas de males, possuem uma fé muito grande no poder de Deus, mas de algumas formas são impedidas de chegar até ele e receber as suas graças, condição indispensável para a superação de seus males e sofrimentos. É o caso do paralítico, que acreditava no poder de Deus e na cura que viria pela ação do anjo ao agitar a água, mas era impedido pelos outros que entravam primeiro na piscina. Assim também acontece hoje quando criamos uma série de regras e preceitos humanos que dificultam a participação de muitos na vida divina e um relacionamento pessoal com ele, que é a fonte de todas as graças que nos dão vida em abundância. Em nossa caminhada de fé vamos em busca de Deus, das Suas graças, da Sua bênção, mas não podemos ir sozinhos, precisamos levar os outros conosco e, mais ainda, ser uma mão estendida para ajudar aqueles que não têm ajuda, para socorrer aqueles que não podem e não conseguem chegar até Jesus. Muitas vezes, deixamos para trás quem não consegue caminhar de acordo com nosso passo, não tem a agilidade que nós temos. A fé anda de mãos juntas com a caridade, não é possível ter a maior fé do mundo se a caridade não caminhar junto dela. Por isso, a fé que temos em Deus eleva os nossos sentimentos de amor e caridade, de cuidado e responsabilidade, de solidariedade para com a dor, o sofrimento e a necessidade que o irmão tem.

Rezando
Jesus, que a fé que recebemos de Deus nos leva a cuidar uns dos outros! Que eu seja a Tua mão para quem precisa de Ti, para alguém que tenta chegar até o coração de Deus, mas sozinho não consegue! Transforma-me Senhor.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado: #FlávioRonconi #CNBB #CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário