quarta-feira, 2 de março de 2016

Evangelho do Dia 02/03/2016

Conhecer, praticar e ensinar os mandamentos - Mt 18, 21-35
Texto Bíblico
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

Entendendo o texto
Todos nós estamos de acordo que devemos obedecer a Deus, mas não estamos muito de acordo se perguntarmos por que devemos obedecer a Deus. Isto porque existem duas formas de obediência. A primeira é a obediência de quem reconhece o poder de quem manda e se submete a este poder por causa das vantagens da obediência ou das conseqüências da desobediência. É aquele que diz que manda quem pode e obedece quem tem juízo. A segunda é de quem reconhece os valores que motivam a autoridade e assume esses valores como próprios, vendo na obediência a grande forma de concretização desses valores. Jesus não veio mudar a lei, mas mostrar as suas motivações, os seus valores, a fim de que a sua observância não seja um jugo, mas uma forma de realização pessoal. O conhecimento e a prática dos mandamentos nos proporcionam vida, sabedoria e a participação nas promessas divinas. Eles apresentam o plano de salvação e são expressão concreta do amor de Deus.

Rezando
Jesus, iluminai meu coração e minha mente para que eu viva cada dia mais intensamente, seu mistério pascal. Ajuda-me a conhecer, ensinar e praticar seus mandamentos e amar a Deus e ao próximo como a mim mesmo sempre.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado. #FlávioRonconiDeOliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário