domingo, 18 de dezembro de 2016

Evangelho do Dia 17/12/2016



Emanuel - Deus está conosco - Mt 1, 18-24
Texto Bíblico
18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.

Refletindo
Que maravilha é meditamos, hoje, a figura de dois personagens fundamentais para o nascimento de Cristo, para a vinda do Filho de Deus no meio de nós: José e Maria. Eles eram noivos, já estavam prontos para se casar quando a intervenção divina trouxe essa graça: Maria foi escolhida para ser a Mãe do Salvador. A verdade é que Maria sabia que Deus tinha desígnios para sua vida, mas não tinha total conhecimento de quais eram esses desígnios. Desde pequena, essa menina foi preparada para servir a Deus. José, seu esposo, também sabia que Maria era escolhida pelo Senhor, mas, de que forma os desígnios divinos iriam se realizar, José também não sabia. Por isso, Deus o abençoou muito, porque José era um homem justo e, com certeza, também sensato. A sensatez acompanha a justiça e a justiça produz pessoas sensatas. Por isso, no silêncio do seu coração, José foi procurar entender o que eram todos aqueles acontecimentos. Maria estava grávida, mas não por obra deles, pois não eram nem casados; José não queria, de forma nenhuma, ser injusto com Maria. Quando queremos ser bons, honestos e corretos, o próprio Deus nos dá a direção, aponta-nos o caminho, o próprio Deus intervém na nossa história, para que a verdade e a justiça prevaleçam! Por isso, em situações da vida, em tantas situações que passamos, não podemos ser movidos somente pelos nossos impulsos; pelo contrário, temos de ter muito cuidado com os impulsos do sentimento. É preciso ouvir a voz da sabedoria, a voz divina! Os desígnios de Deus não eram somente para Maria, porque, assim como o anjo apareceu a ela, disse que seria a mãe do Salvador e de forma essa graça aconteceria, o anjo também aparece a José por meio de sonhos para manifestar que o seu sonho podia se tornar muito mais abençoado quando ele encarna em si o sonho de Deus. Meus irmãos e irmãs, Deus têm sonhos de felicidade para cada um de nós! Precisamos ser dóceis à voz do Pai, precisamos caminhar nos passos d’Ele, na Sua direção, para que Ele encaminhe e direcione nossos passos.
Adaptado: Pe. Roger Araújo - CN

Rezando
Senhor Jesus, que eu não tenha medo de fazer a vontade de Deus na minha vida, porque quando procuramos cumprir a vontade de Deus em nossa vida, é o próprio Senhor, o próprio Espírito Santo que realiza Sua obra em nós!

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!
Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário