quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Evangelho do Dia 05/10/2016

Oração do Pai Nosso - Lc 11, 1-4
Texto Bíblico
1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.

Refletindo
A oração do ‘Pai Nosso’ é a que o próprio Senhor nos ensinou. No entanto, o Pai Nosso, é antes de tudo, um modo de nos relacionarmos com Deus. Veja bem: primeiro a oração nos ensina a chamar Deus de ‘Pai’. O nosso relacionamento com Deus é de filho para com o Pai, não é de escravo para com o senhor ou de uma pobre criatura com um Deus distante e desconhecido. É intimidade e proximidade. “Ele é meu pai!”. É belo demais nos dirigirmos a Ele! Deus está tão próximo de nós que podemos chamá-Lo de Pai! Jesus O chamava: “Meu Pai! Aba Pai!”. Aprendemos também na oração, que ela não pode ser egoísta. Às vezes a criança diz: “O pai é só meu!”, “A mãe é só minha!”. Mas Deus é Pai de cada um de nós e, por Ele, nós louvamos, glorificamos, santificamos e respeitamos o nome d’Aquele que é nosso Pai e pedimos: “Pai, que o Seu Reino esteja aqui presente, esteja acontecendo no meio de nós! Que o Seu nome seja santificado!”. Pedimos também ao Pai que nos dê o pão de cada dia, mas não é um pão só para mim ou para minha família. É o pão nosso. Por isso, se o Pai é para todos, o pão que temos também é para ser dividido com todos. Tome cuidado com o erro da ignorância humana, que acredita que a providência de Deus é Ele providenciar para mim e ao outro não, é uma ilusão do egoísmo e da soberba humana acharmos que aquilo que adquirimos é só para nós. “É fruto do meu trabalho! É fruto do meu esforço!”. Você não pediu para o Pai te dar o pão? Você não pediu ao Pai para abençoar tudo que você tem? Este seu Pai, é Pai de todos nós. Por isso, não é justo nem sensato o filho que só pensa em si e não é capaz de repartir o que tem com os outros. Oração mal rezada é fruto de um egoísmo e se torna uma oração não vivenciada. Reze: “Pai, perdoa os nossos pecados e nossas ofensas, porque assim também nos comprometemos a perdoar a quem tenha nos ofendido e, por favor, meu Pai, não nos deixeis cair na tentação”. A nossa oração tem de ser sempre assim para exaltar o coração de Deus, para repartir o Pai que temos, o pão que Ele nos dá com os outros. Que Deus nos proteja, que nos livre de todo o mal e nos guarde sempre em Seu coração! Adaptado de: Padre Roger - CN.

Rezando
Pai nosso, santificado seja Teu nome. Dai-nos hoje o pão nosso, perdoai nossas ofensas e não nos deixeis cair em tentação.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário