segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Evangelho do Dia 22/02/2016

Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja - Mt 16,13-19
Texto Bíblico
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Entendendo o texto
Celebramos hoje a Cátedra de São Pedro, festa essa, rica em significados para a nossa fé e para a vivência daquilo que nós cremos. A cátedra é a catedral ou a cadeira onde senta aquele que preside, que governa, aquele que está à frente. Quem governa a Igreja de Cristo é o próprio Cristo, Ele é a cabeça da Sua Igreja, nós somos o corpo. Mas Cristo conta com homens e mulheres para edificar o Seu Reino no meio de nós. Como colaboradores, cada um no seu campo, cada um com seu dom, cada um com a sua missão, e todos colocam então seus dons e talentos à disposição da construção do Reino de Deus. Ao apóstolo Pedro Deus confiou as chaves da Sua Igreja, com o poder de abrir e fechar, de governar, para que ela não fosse uma Igreja desgovernada. Você sabe que tudo o que é desgovernado, bagunçado, não tem autoridade, perde-se, vai para um lado, vai para o outro. Por isso, se você quer ordem na sua casa, que ela tenha governo. A casa de Deus tem governo. Celebramos aquele que tem a missão de ser autoridade na Igreja de Cristo. Pedro, para nós, hoje, é Francisco, é ele quem senta na cátedra de Pedro, não para mandar nem para ser autoritário, mas para, na caridade, congregar na unidade o rebanho de Cristo.

Rezando
Jesus pedimos por Francisco, para que a Igreja continue a caminhar na unidade e na comunhão contigo, tendo à frente Pedro, na pessoa de cada papa. Louvado seja Deus, que nos deu Sua Igreja, para que tenhamos convicção e saibamos realmente em que passos nós estamos caminhando como ovelhas.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado. #FlávioRonconiDeOliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário