sábado, 20 de fevereiro de 2016

Evangelho do Dia 20/02/2016

Amai vossos inimigos e rezai pelos que vos perseguem! - Mt 5, 43-48
Texto Bíblico
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

Entendendo o texto
O amor a Cristo exige uma disposição interior de mudarmos a nossa própria mentalidade cômoda e egoísta, que nos leva a amar quem nos ama, a querer bem e fazer o bem só a quem nos quer bem e nos faz o bem. Essa mentalidade não é cristã. Os pagãos fazem isso, os animais fazem isso, eles querem quem os quer bem e assim vai. A mentalidade cristã revoluciona os pensamentos humanos, reconstrói o ser humano destruído pela inimizade e iniquidade. Ela não permite a inimizade. Se é verdade que há pessoas que nos têm como inimigas, que não nos querem bem, temos algo melhor a oferecer a elas: o nosso amor. Aqui, a palavra amor quer dizer “querer bem” e não “amizade”: “Agora, eu sou amigo dos meus inimigos!”. Não! A palavra amor é: “Ele me quer mal, eu o quero bem. Ele me odeia, eu o amo”. Muitas são as pessoas que não nos querem bem e desejam o mal para nós. Oremos por elas, coloquemos essas pessoas no coração misericordioso de Deus. Ele quer tão bem ao nosso coração! O Senhor não o quer sujo, entravado, com a sujeira da inimizade e maledicência, nem da fofoca, calúnia e intriga, porque tudo isso vem das inimizades, das disputas humanas. Afastemo-nos disso! Se as pessoas querem nos considerar mal, falar mal e desejar o mal a nós, que seja a prática delas. “Ah, mas são pessoas até de Igreja!” Isso não quer dizer que quem é de Igreja faz o que Jesus mandou. Quem escuta seu coração e coloca em prática as palavras do Senhor, faz o que Jesus mandou. Não são as pessoas de Igreja que são salvas, mas as de Deus, aqueles que colocam em prática aquilo que Ele manda e ensina. O Senhor nos ensina a amarmos uns aos outros, amar com intensidade os inimigos, querer bem a quem não nos quer bem. Não é fácil, mas é possível. Jesus morreu dizendo: “Pai, perdoe-os, pois eles não sabem o que fazem.” Se eu não der conta, que Deus me ajude a ter força de querer bem a quem não me quer bem.

Rezando
Senhor Deus, coloque em seu coração misericordioso, as pessoas que não me querem bem e me desejam o mal. Livra-me do coração sujo, entravado com a sujeira da inimizade, maledicência, fofoca, calúnia e intriga.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado. #FlávioRonconiDeOliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário