domingo, 21 de fevereiro de 2016

Evangelho do Dia 21/02/2016

Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que Ele diz! - Lc 9, 28b-35
Texto Bíblico
Naquele tempo, 28bJesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. 30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. 32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33E, quando estes dois homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que estava dizendo. 34Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. 35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!” 36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

Entendendo o texto
Jesus sobe a montanha sagrada, para rezar, orar, viver a dimensão da profunda comunhão com o Pai e levar consigo seus principais apóstolos, aqueles que vivem com Ele os momentos mais singulares na Sua missão. Pedro, Tiago e João acompanham Jesus neste momento tão importante. Com isso aprendemos, primeiro, a subir a montanha, ou seja, sair do lugar onde estamos, seja nosso trabalho ou ocupação, da comodidade que temos na vida para ir a um lugar reservado. A montanha alta significa o encontro de Deus que está nas alturas. Quando nos colocamos inteiramente na presença d’Ele, somos transformados, transfigurados, começamos a resplandecer a beleza divina. Os apóstolos escutaram e viram Jesus, puderam falar com Ele. Todos os sentidos são tocados quando são envolvidos na oração verdadeira. Quando nos retiramos de onde estamos ou do que fazemos, e nos colocamos em uma atitude de oração profunda, nossos sentidos se envolvem. E o que a oração faz conosco? Ela vai nos purificando por dentro e por fora. A oração purifica nossos ouvidos tapados, surdos, incapazes de ouvir a voz de Deus e distinguir aquilo que é d’Ele. Quando vamos à montanha sagrada para estar com o Senhor, falamos com Ele e Ele fala conosco.

Rezando
Jesus entrego minha oração deste domingo a Ti, querendo redimensionar e revisar minha forma de relacionar-me com Deus. Ajude-me a transformar minha vida para seguir seu caminho de verdade, vida, fé esperança e amor.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado. #FlávioRonconiDeOliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário