domingo, 4 de setembro de 2016

Evangelho do Dia 04/09/2016

Desapegar para ser discípulo de Jesus - Lc 14, 25-33
Texto Bíblico
Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’  31Ou ainda: Qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz.  33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

Refletindo
Se temos muito amor, levamos conosco; mas quando temos coisas, elas são passageiras, são para o momento, são para essa ou para aquela situação, não dá para se apegar, não dá para viver colados em coisas. Precisamos saber ter o essencial, aquilo que, de fato, vai nos ajudar, que é para o nosso bem, para o bem de quem está ao nosso lado, mas sem ter nenhuma obsessão por pessoas, coisas nem realidades. Muitas vezes, há pessoas que não progridem no trabalho, porque são apegadas, só querem fazer aquilo e não conseguem dar voos mais altos. Há pessoas que não vão mais adiante no seu próprio relacionamento afetivo, porque são presas a pessoas do passado e não se desprendem delas. Deus não nos quer escravos de nada nem de ninguém! Vamos amar, querer bem as pessoas, vamos ter um afeto, uma ternura. Preste atenção, repare, na sua própria vida, o que se torna obsessão, o que se torna apego excessivo, aquilo que tira a paz e a concentração daquilo que você faz. Preste atenção naquilo que não lhe permite estar inteiro na presença de Deus. Adaptado de: Pe.Roger Araujo - CN.
Rezando
Jesus, quero ser Teu discípulo e levar tudo aos Teus pés. Que eu não seja apegado a pessoas e coisas e Teu amor conduza meus passos! 

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a:
 

Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário