terça-feira, 30 de agosto de 2016

Setembro - mês da Bíblia


Para continuarmos a crescer na fé e estarmos cada vez mais com Jesus, precisamos sempre, 
Ler a Bíblia, orar, amar nosso próximo e participar da catequese com empenho. 
Leia: 2Tm 3, 14-17

Pinte na tabela abaixo como você está realizando as frases.
Acrescente mais 3 frases ao final da tabela.

        Pouco                     Médio                    Bastante

Leio a bíblia
Falo sempre a verdade
Faço oração todo dia
Vou à missa todo fim de semana
Tenho boa participação na catequese
Amo as pessoas, evito briga
Obedeço e respeito meus pais















Leia com seus pais e reflitam os parágrafos abaixo. Depois coloquem seus autógrafos no final da folha.

1) A catequese oferecida pela comunidade é importante porque me ajuda a abrir o coração e a mente para Deus, para o próximo, para eu mesma(o). Ao abrir o coração e a mente, eu me deixo amar e me disponho a amar as pessoas, a adorar a Deus e a usar com responsabilidade as coisa deste mundo. Para que eu aproveite ao máximo a catequese é essencial que me dedique a ela, tendo consciência de que, mais do que uma obrigação, ela é uma oportunidade de encontrar o verdadeiro sentido da vida. História, matemática, geografia, ciências... tudo é  importante, mas não basta ter muitos conhecimentos; nós somos a soma de “cabeça e coração”, de “corpo e espírito”, de “razão e emoção”. Somos seres que necessitam tanto do alimento para o corpo, como do alimento para o intelecto (mente) e como também para o espírito (alma). A catequese não é apenas mais uma “matéria” a ser estudada. Eu não devo dedicar à catequese apenas o tempo que sobra, mas fazer da catequese uma prioridade, isto é, devo colocá-la em primeiro lugar, sem contudo abandonar ou relaxar no estudo escolar.

2) Quem participa da catequese deve sempre ler a Bíblia, assim como também participar da Missa. A Missa é a nossa “maior” oração, porque nela quem preside a celebração é o próprio Cristo, na pessoa do sacerdote. Os catequizandos que levam a sério e entendem a catequese, leem a bíblia sempre e participam da missa com alegria, sem que seja necessário exigir deles que participem. Eu posso avaliar como estou indo na catequese pela motivação que sinto para participar da Missa. Quanto mais a catequese for importante, tanto mais vontade eu terei de participar da Missa e encontrar-me com Jesus.

3) Eu devo repassar aos meus pais e a todos de casa, o que estou aprendendo na catequese. Sou convidada(o) a contar em casa o que aprendo, estudo, rezo e faço na catequese. Mesmo quando meus pais não perguntam, devo dizer a eles ao menos alguma coisa do que está acontecendo na catequese. Assim, partilho com eles o que recebi da Igreja por meio da comunidade.  Preciso aproveitar ao máximo o tempo da catequese! Dedicar-me à reflexão, à oração e à vivência de tudo o que for aprendendo. Quero que Deus me mostre o quanto Ele me ama, e o quanto deseja que eu ame a Ele e às pessoas!

Espaço para comentários: _____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

Autógrafos:

 Mãe: _________________________________________                           

Pai: _________________________________________

 Eu: _________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário