domingo, 7 de agosto de 2016

Evangelho do Dia 07/08/2016

Administrador fiel e prudente - Lc 12, 32-48

Texto Bíblico
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 32“Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. 33Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. 34Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar. 39Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente, que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa, para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do Senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

Refletindo
Quando no evangelho lemos que nossos “rins precisam estar cingidos e nossas lâmpadas acessas”, quer dizer que precisamos cuidar daquilo que fazemos, das palavras que saem de nossa boca, dos pensamentos que estão em nossa mente, dos sentimentos que tomam conta ou se apoderam do nosso coração. Não levemos uma vida de qualquer jeito! Porque, às vezes, enfrentamos estradas ruins, estradas sujas da vida, mas, por um descuido ou outro, nos sujamos também. Sujou tem de lavar, tem de cuidar. Não podemos ficar acumulando sujeira. Sabemos que qualquer coisa, lugar ou realidade onde a sujeira se acumula, estraga e corroí, não presta mais. Deus quer cuidar de nós, mas, muitas vezes, não temos o mesmo cuidado para com a nossa vida. Somos, muitas vezes, desleixados e não vigiamos. Se somos responsáveis, vigilantes,  temos disciplina e distinguimos o que é correto do que não é, podemos ter a certeza de que a graça de Deus nos ajudará! Deus nos deu muito! Além da vida, Ele nos deu dons, talentos e capacidades. Muitos estão usando seus dons e talentos para fazer coisas boas e maravilhosas, estão ajudando o próximo, fazendo o bom uso da sua língua, do seu coração, dos seus talentos, para fazer algo que vai edificar o outro. Porém, há aqueles que receberam poucos dons ou muitos dons e os estão enterrando ou não os estão usando corretamente, que não seja este o seu caso. Adaptado: Pe.Roger Araujo - Canção Nova.

Rezando
Que, neste domingo, Deus me dê a graça de amar mais a minha vida e cuidar melhor dela!

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a:
 

Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário