domingo, 28 de agosto de 2016

Evangelho do Dia 28/08/2016

Quem se humilha, será elevado - Lc 14,1.7-14
Texto Bíblico
1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”. 12E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

Refletindo
Não devemos nos preocupar com os primeiros lugares naquilo que fazemos neste mundo, de sermos sempre lembrados ou exaltados. Não devemos nos preocupar nem nos ocupar em sermos elogiados, recompensados, agraciados por aquilo que fazemos. Nós, muitas vezes, fazemos as coisas esperando receber algo em troca. “Eu convidei você para minha festa de aniversário e espero que, ao fazer algo, você me convide também!”, “Eu dei isso para alguém e eu não recebi nada em troca!”. Não podemos perder a gratuidade e o sentido do serviço quando fazemos algo; não podemos esperar nada em troca. Quando fazemos as coisas esperando elogios, aguardando recompensas, prestígios, esperando que outros venham nos exaltar por aquilo que fazemos, pode até ser que exaltem, mas já perdeu o valor a obra que fizemos. A melhor obra que fazemos é aquela que não precisa de recompensa das outras pessoas, porque a melhor recompensa é fazermos o bem, sermos honestos, aplicados e generosos! O bom Pai, que vê todas as coisas em segredo, é Aquele que há de nos recompensar pelo bem que fizermos ao próximo! Adaptado de: Pe.Roger Araujo - CN.

Rezando
Senhor Jesus, que eu seja livre e gratuito naquilo que faço e o bom Deus estará sempre me abençoando!

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a:
 

Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário