domingo, 25 de outubro de 2015

Evangelho do Dia - 25/10/2015


Mestre, que eu veja - Mc 10,46-52

Texto Bíblico
Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Jesus parou e disse: “Chamai-o!”. Eles o chamaram, dizendo: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!”. O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus. Este lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?”. O cego respondeu: “Rabûni, meu Mestre, que eu veja”. Jesus disse: “Vai, tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.

Entendendo o texto
Marcos narra o caminho de Jesus de Betsaida a Jerusalém, com a inclusão de duas curas de cegos: uma em Betsaida e outra ao se aproximar de Jerusalém, em Jericó. Tal caminhada é um momento de instrução aos discípulos, para libertá-los da cegueira em relação à ideologia messiânica que os leva a enxergar em Jesus um chefe poderoso. Ele se empenha em abrir-lhes os olhos, a fim de que percebam na sua prática o amor transformador e libertador de Deus, que resgata a vida entre os oprimidos e excluídos deste mundo, na fraternidade e na paz. O cego de Jericó, Bartimeu, 'vê' Jesus como "Filho de Davi", o que exprime o equívoco de um messianismo triunfalista. Porém, consciente de sua cegueira, Bartimeu quer ver! A recuperação da visão, a compreensão da verdadeira missão de Jesus, na fé, é o que permite segui-lo pelo caminho.

Rezando
Deus Pai, dá-me forças para lutar contra a cegueira que me impede de reconhecer teu amor misericordioso manifestado em Jesus. Fazei com que eu veja!

Abençoando
Seus pais abençoam e traçam o sinal da cruz em você dizendo: 
Abençoe a você, nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Flávio Ronconi de Oliveira
#Evangelhododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário