segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Evangelho do Dia 19/10/2015

Acumular riquezas - Lc 12,13-21
Texto Bíblico
Alguém do meio da multidão disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. Ele respondeu: “Homem, quem me encarregou de ser juiz ou árbitro entre vós?”. E disse-lhes: “Atenção! Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens”. E contou-lhes uma parábola: "A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: 'Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita'. Então resolveu: 'Já sei o que vou fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe e goza a vida!' Mas Deus lhe diz: 'Tolo! Ainda nesta noite, tua vida te será retirada. E para quem ficará o que acumulaste?' Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico diante de Deus”.

Entendendo o texto
O evangelho de Lucas se destaca por sua crítica ao escândalo da divisão da sociedade em ricos e pobres. Temos aqui uma narrativa com uma parábola, exclusiva de Lucas, que mostra a insensatez da ambição da riqueza. Quando pediram para ser juiz de uma questão de herança, Jesus mostra que o problema não está no desejo de justiça da partilha da herança, mas sim na insanidade da injusta acumulação da herança. Apresenta, então, uma parábola ilustrativa nos ensinando que quem ajunta tesouros para si mesmo, não se torna rico diante de Deus.

Rezando
Deus Pai, preserva-me do apego exagerado às riquezas, as quais me tornam insensível às necessidades do meu próximo. Que eu descubra na partilha um caminho de salvação.

Abençoando
Seus pais abençoam e traçam o sinal da cruz em você dizendo: 
Abençoe a você, nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Flávio Ronconi de Oliveira
#EvangelhoDoDia

Nenhum comentário:

Postar um comentário