terça-feira, 28 de dezembro de 2021

De onde vêm as doenças?

 DE ONDE VÊM AS DOENÇAS?

Uma das minhas netas, de três anos, vem fazendo perguntas como: de onde veio isso e aquilo? Ela está entrando na era das indagações. Aqui, também, aparece uma turma que está sempre trazendo seus questionamentos. Por exemplo: de onde vêm as doenças?

Espírito e alma são duas realidades complicadas de se descrever. Alguns acham que eles são a mesma coisa, com manifestações diferentes. Alma e espírito se confundem, por isso, as pessoas que admitem essa posição são chamadas de dicotômicas, quanto à organização do ser humano, sendo o ser humano - corpo e alma. 

Aqueles que veem o espírito e a alma não idênticos, percebem que há diferenças que precisam de uma análise particular para cada um deles. Quem pensa desse modo é tricotômico, sendo o corpo a terceira parte. Assim, no que diz respeito à saúde humana, o espírito abatido acaba enfermando a alma e, essa, enfermiça, adoece o corpo. 

Provérbios 18,14, nessa paráfrase aqui, afirma: “O espírito vivo sustém a pessoa na sua enfermidade, mas o espírito golpeado até à lona, quem o pode levantar?” A figura do lutador de boxe nocauteado é bem apropriada para descrever esse estado de espírito. O abatido em seu espírito debilita a alma que somatiza todo tipo de adoecimento. 

As doenças físicas são quase sempre consequências das enfermidades psíquicas, e estas, do abatimento espiritual. Provérbios 17,22 diz: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.” Veja agora como a Bíblia é atualizada!

“A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoiéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.”

O salmista sentiu a sua defesa orgânica sendo minada pela falta de confissão dos seus pecados. O pecado não confessado golpeia o espírito. Salmo 32,3: “Enquanto ocultei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.”

Aqueles que retêm seu pecado e não confessam arrependidos matam sua defesa orgânica. “Gasta-se a minha vida na tristeza, e os meus anos, em gemidos; debilita-se a minha força, por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem.” Salmo 31,10. Murmuradores e críticos crônicos, em suas tristezas, são assassinos da medula óssea.

Com certeza o pecado é a principal causa das minhas enfermidades e doenças. O salmista continua diagnosticando: “Não há parte sã na minha carne, por causa da tua indignação; não há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado.” Salmo 38,3. Aqui fico com o que disse J. Blanchard: “Toda enfermidade é, em última análise, resultado do pecado, mas nem sempre decorre diretamente dele.” Portanto, não brinque com o pecado.

Então o melhor é confessar seus pecados e fugir de praticá-los. Em Provérbios 3,7-8 lemos: “Não seja sábio aos seus próprios olhos; (isto é, vaidoso,) tema o SENHOR e evite o mal (o pecado). Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos.” 

Síntese: o espírito abatido deprime a alma e, essa enferma, adoece o corpo.

Glenio F. Paranaguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário