sábado, 29 de outubro de 2016

Evangelho do Dia 29/10/2016

 Não ocupes o primeiro lugar - Lc 14, 1.7-11
Texto Bíblico
1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

Refletindo
Não nos acostumemos com os primeiros lugares, não busquemos os primeiros lugares, nem busquemos estar à frente ou acima dos outros. Busquemos o lugar que é junto de Deus! Mas não é para se fazer de humilde, não é falsa modéstia, tem que ser com sinceridade. A parábola que Jesus está nos contando hoje, vale para todas as circunstâncias e situações da vida. Num mundo onde o mais importante, o mais lembrado, o mais querido, sempre é o “mais”, que é valorizado, Deus olha para os últimos lugares, para as pessoas que não são lembradas; pessoas esquecidas, não valorizadas, pessoas até que estão desqualificadas, essas é que ocupam os primeiros lugares no Reino de Deus! Temos que abrir o nosso coração para aprender com os pobres, não podemos ficar contemplando o mundo do luxo, da riqueza. Não podemos contemplar o mundo dos artistas, da televisão, daqueles que são grandes e importantes. Não podemos ficar admirando os banquetes que são oferecidos por este mundo afora, não podemos ficar aplaudindo aquelas pessoas que se fazem de rogadas, de importantes, de senhores. O Reino dos Céus não acontece no mundo das estrelas e nem no mundo dos grandes. O Reino dos Céus não acontece nas pontas, mas acontece onde estão os marginalizados, os mais sofridos e renegados, os que parecem neste mundo não ter vez e nem voz. Saiba que Deus está sofrendo com quem sofre, está sendo humilhado com quem é humilhado neste mundo. Busquemos Deus onde Ele se encontra, pois Ele tem um lugar especial para nós!
Adaptado: Pe. Roger Araújo - CN.

Rezando
Jesus, que eu busque estar no lugar que o Senhor me preparar, no lugar dos humildes e simples.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!
Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário