quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Evangelho do Dia 19/10/2016

A quem muito foi dado, muito será pedido - Lc 12, 39-48
Texto Bíblico
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”.

Refletindo

As riquezas do Evangelho são semeadas no seu coração. Não seja aquela pessoa que faz as coisas de qualquer jeito, mais ou menos. Não nos aplicamos em viver o que meditamos, em dar rumo ao que nos propusemos a viver. Cuidar da vida com responsabilidade é, de fato, sermos aplicados a cada dia em melhorar a nossa vida. É um tremendo engano, é uma ilusão de ótica, de mente, de vida, de coração, essa história de ficarmos adiando a nossa nossa mudança de vida. Há coisas que eram para ontem e não colocamos muito em prática, não mudamos o rumo. Muitos dizem: “Amanhã talvez”, mas pode ser que esse amanhã não chegue ou que amanhã também não demos conta, porque vamos levando e empurrando com a barriga, vivendo de qualquer jeito. “Eu sou assim mesmo! Uma hora eu mudo!”. Pode ser que a nossa vida passe e, então, não fizemos o que era para ser feito. Aplicamo-nos nesta ou naquela coisa e não fomos diligentes, para com a graça de Deus, mudarmos o que precisa ser mudado na nossa vida. Por isso, o Evangelho de hoje, está nos pedindo serenidade de espírito. A serenidade de espírito é essa capacidade de reflexão, de voltar-se para dentro da alma e perceber os passos que são dados, de realmente ter convicções daquilo que se quer viver. Se temos fraquezas, dificuldades, isso não é problema. O problema é não darmos passos para sermos melhores. Deus nos deu muito e o que nos deu precisamos viver com responsabilidade. Adaptado: Pe. Roger CN.

Rezando
Jesus, dai-me serenidade de espírito para refletir e perceber os passos que dou rumo a ser diligente com a graça de Deus e ter convicção daquilo que quero viver e ser aplicado na administração do que o Senhor me designar.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!
Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário