domingo, 23 de outubro de 2016

Evangelho do Dia 23/10/2016

 Quem se eleva será humilhado, quem se humilha será elevado - Lc 18, 9-14
Texto Bíblico
Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. 13O cobrador de impostos, porém, ficou a distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

Refletindo
Quem se exalta é humilhado, porque não chega a lugar nenhum, principalmente no coração de Deus. Em outras palavras: nada mais é agradável a Deus do que a humildade de coração! A soberba vai nos rodeando de um lado e de outro, tentando nos fazer autossuficientes, incapazes e melhores que as outras pessoas. A primeira coisa: nunca se sinta melhor do que ninguém, nunca se coloque na postura de que você conseguiu isso mais do que alguém. O que você conseguiu hoje, pode ser que amanhã não tenha mais. O que você conta hoje como vantagem, amanhã poderá ser desvantagem. Aquilo que você admira hoje, as coisas que você tem, os seus talentos, você não sabe nem como estará amanhã. Por isso, precisamos viver cada dia com simplicidade e humildade, louvando, agradecendo, reconhecendo e entregando tudo a Deus. Reconhecer os nossos pecados é o remédio e o segredo para caminharmos nas trilhas do Senhor, em direção aos céus!
Adaptado: Pe. Roger - CN.

Rezando
Bom Deus, que eu possa na humildade de coração, caminhar com Jesus, deixando de lado meus pecados de autossuficiência, soberba, orgulho e falta de amor ao próximo. Vem em meu auxílio Senhor.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!
Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário