segunda-feira, 11 de julho de 2016

Evangelho do Dia 11/07/2016

Quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la - Mt 10, 34-42

Texto Bíblico
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”.

Refletindo
Quando Jesus está dizendo que veio separar o filho do pai, a filha da mãe, a nora da sogra e assim por diante, é porque a paz não acontece simplesmente por conveniência, onde queremos estar bem com todos em casa e permitimos que as coisas erradas aconteçam com os nossos e ninguém fala nada, porque, se alguém falar algo, estaremos desrespeitando o outro. Desrespeitamos o outro quando vemos coisas erradas acontecendo, quando vemos o mal crescendo no outro e simplesmente dizemos: “Eu não tenho nada a ver com isso!”. Meus irmãos, isso não quer dizer que temos de ficar pegando no pé de alguém, ficar incomodando a pessoa o tempo inteiro; no entanto, mães e pais, irmãos e irmãs, nós precisamos nos ajudar! Temos de ser sentinelas na vida do outro. ‘Sentinela’ não quer dizer ser chiclete ou grude, mas ter atenção e cuidado. É ruim quando, numa casa, ninguém ajuda ninguém, fica todo mundo naquela falsa paz, naquele falso moralismo, naquela falsa concordância, e o mal vai corroendo essa casa, essa família. Se estamos vendo que nosso pai e nossa mãe, que nossa irmã e nosso irmão estão indo pelo caminho errado, estão fazendo algo que não lhes convêm, precisamos, com paciência, com prudência e caridade, saber corrigi-los e ajudá-los. Só não podemos viver a falsa paz no mundo e deixar o mal reinar dentro de casa.

Rezando
Senhor, que a espada de Cristo nos dê a sabedoria necessária para não sermos levados pelo mal nem o deixarmos crescer no meio de nós.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a:
 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!

#Flávio #Cnbb #Cn #Fano

Nenhum comentário:

Postar um comentário