sábado, 5 de novembro de 2016

Evangelho do Dia 05/11/2016

 Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro - Lc 16, 9-15
Texto Bíblico
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.

Refletindo
As pessoas acham engraçado fazer o que é errado, contam vantagem quando aprontam, fazem aquilo que não é correto com os outros, e começamos a bater palmas para aquilo que é errado, começamos a contar vantagem pelas coisas incorretas que praticamos nesta vida. Se somos capazes de, em situações pequenas, fazermos isso, não somos melhores do que aqueles que estão ocupando grandes cargos públicos, fazendo isso e aquilo, e sendo desonestos. Cada um faz a sua injustiça e a sua corrupção na proporção em que vivem. Se a nós é confiado pouca coisa, fazemos com o pouco que temos. Se o outro tem uma situação mediana e pode ter um pouco mais, ele faz a falcatrua onde está. Não podemos nos acostumar com o que é errado, precisamos ter muita clareza. Precisamos realmente, nos dias de hoje, no mundo em que vivemos, ter uma convicção das nossas opções. O certo é o certo, o errado é o errado, roubo é roubo, engano é engano, corrupção é corrupção. Não podemos nos basear no outro que roubou um milhão e você desviou um real, dois reais. Não estou criminalizando, porque o outro necessitou e roubou uma galinha ou qualquer outra coisa. Estou dizendo que nem uma coisa ou outra poderia acontecer. A formação da honestidade vale para o pequeno, para o grande, vale para todos nós! Que sejam feitas as aplicações da lei, mas a aplicação da prática evangélica, dos valores, da decência e da moral pertence aos filhos de Deus. Precisamos ser honestos, justos e corretos nas situações pequenas da vida, porque se nos for confiado algo maior do que fazemos, refletirá as pequenas coisas nas grandes coisas. Não se esqueça de que o ladrão ou o criminoso começou a fazer pequenos furtos, matando ou sendo violento em pequenas situações.
Adaptado: Pe. Roger Araújo - CN


Rezando
Jesus, que eu aprenda a corrigir o que parece pequeno, para que não se torne grande futuramente.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!
Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário