domingo, 1 de junho de 2014

Santos Juninos



Hoje vamos falar de um assunto muito legal, as festas de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Vamos começar por Santo Antônio. “Santo Antônio era de família portuguesa, nascido em Lisboa. Gostava muito de rezar, era uma criança de coragem e fé incrível. Dentre todas as virtudes, dizia Santo Agostinho a primeira é a humildade, a segunda, a humildade, a terceira, a humildade; e quantas vezes lhe fizessem essa pergunta, respondia a mesma coisa: a humildade. E isso era tudo o que Santo Antônio queria ser: HUMILDE. E tudo fez para isso. Tanto que alguns anos depois de se tornar padre, deixou a ordem agostiniana para se tornar franciscano, pois a humildade e pobreza dos seguidores de São Francisco o encantou. Quando se tornou franciscano, era mandado fazer os serviços mais simples da comunidade: serviços domésticos, da casa, limpar casa, lavar louça e outras. Isso tudo apesar de ser super culto e estudado”. Um dia tentando levar a palavra de Deus para algumas pessoas, não quiseram ouvi-lo. Havia ali perto um lago de peixes. Frei Antônio se virou para o lago e pregou para os peixes, que levantavam suas cabecinhas, como se estivessem entendendo o que ele lhes falava e louvassem a Deus.” Morreu no dia 13 de junho de 1231, dia que até hoje se comemora o seu dia.

Bem, e São João? Dia 24 de junho. João, era valoroso pregador, primo de Jesus, amigo da justiça, e da verdade. Vestia-se de peles de animais e alimentava-se de mel silvestre e frutas. Usando um cinto largo a volta da cintura e o seu cajado de pastor de ovelhas. Operário, de primeira hora é ele o símbolo da verdade. Chamado o Batista porque por ele, o povo era batizado no rio Jordão, confessando os seus pecados. Ele Dizia: “Eu vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas sandálias não sou digno de desatar. Ele vos batizará com fogo e o Espírito Santo. Em sua mão ele tem a pá, limpará a sua eira e recolherá no celeiro o seu trigo e queimará a palha com fogo.” São João Batista é o santo mais importante de junho: foi ele que deu ao mês o seu nome - mês de São João - e é em sua homenagem que eram chamadas de “joaninas” as festas realizadas durante este mês.

  Legal, né!? Bom, agora é a vez de Pedro. Comemora-se no dia 29 de junho. “Este é aquele que Jesus caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu pescando com seu irmão André. E disse-lhes: “Vinde após mim e os farei pescadores de homens”. Na mesma hora largaram as redes e o seguiram. Pedro era casado e tinha uma sogra, que certa vez estava muito doente, e Jesus a curou. Era um pescador, e com certeza um homem forte, pois, tinha que puxar a rede tantas vezes abarrotada de peixes, acostumado a tomar sol, a levantar cedo e sair de madrugada para pescar. Mas um chamado de Jesus foi tudo de bom na vida de Pedro, mesmo muitas vezes com dificuldades. Ele também, como João, experimentou o verdadeiro amor de Deus através de Jesus, participou dos milagres que Ele fez, viajava com Jesus, comia com Ele, entristeciam-se e alegravam-se juntos. Também estava presente na transfiguração, com Tiago e João. Foi aprendendo pouco a pouco a ser o que Jesus queria que fosse, para poder receber dele a chave da Igreja e ser o nosso primeiro Papa. De um rude pescador Jesus fez surgir não só um pescador de homens, mas um grande líder da Sua Igreja.

E aí, gostou de saber algumas coisas sobre os nossos Santo juninos? Agora te alerto para algo muito especial, eles não devem ser lembrados somente pelas festas juninas (festas, comilanças, danças e fogos). Devem ser lembrados também pelo que eles foram como cristãos, pela fé que tinham em Deus, pelas experiências de vida que tiveram, pelo amor que aprenderam a ter para com o próximo, pela obediência a Jesus, pelas renúncias, pela vida de oração que tinham, que fizeram em suas vidas por Deus e pelos outros, pela humildade que aprenderam a ter e por sua fé. E você, se identifica com algum deles? Pense bem, que alguma coisa deve ter em comum com um deles, ou para aprender com eles!

Se tornaram Santos porque deram chance para Deus realizar em suas vidas muitas coisas e ensiná-los a viver melhor: amando, perdoando, fazendo amizades, sendo humildes, se arrependendo de seus erros, ajudando os outros, renunciando muitas vezes, coisas que gostariam de fazer e de ter, e principalmente a crescer na fé e na oração.

Você está disposto(a) a aceitar o convite desses três Santos para também ser Santo(a)?

Que o Espírito Santo, o mesmo que ajudou todos os três santos acima, te ajude a crescer na FÉ, na ORAÇÃO e na SANTIDADE. AMÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário