sábado, 17 de setembro de 2016

Evangelho do Dia 17/09/2016

Parábola do Semeador - Lc 8, 4-15

Texto Bíblico
Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. 6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. 9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. 10Jesus respondeu: A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. 11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. 13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança”.

Refletindo
No evangelho de hoje, nos encantamos com essa Palavra, porém, não deixe o diabo roubar tantas coisas, roubar esse tesouro precioso, que é a Palavra de Deus em nosso coração. Se não temos raízes, não temos profundidade, encaramos as coisas de Deus de forma tão superficial, de qualquer jeito e até temos alegria: “Que bom, é Deus falando ao meu coração!”, mas não saímos dessa vida superficial, não permitimos que a Palavra realmente penetre, de forma mais profunda, em nosso coração, transformando todo o nosso ser. Caso você esteja muitas vezes, sufocados pelos espinhos da vida; e os “espinhos” aos quais a Palavra se refere são as preocupações, as inquietações, seja por causa dos prazeres, das riquezas, dos bens materiais, seja por qualquer outra coisa que tira a inquietude e a paz do nosso coração, saiba que um coração tenso não guarda nada, um coração tenso simplesmente perde a direção e para quando deve caminhar. A Palavra de Deus, que está chegando ao seu coração, tem produzido frutos ou ela tem morrido? A Palavra tem sido sufocada, esquecida ou deixada de lado? É hora de permitirmos que essa Palavra poderosa, que realmente tem poder de transformar a nossa vida, seja eficaz em nós! Adaptado de: Padre Roger - CN.

Rezando
Jesus, não basta apenas que a semente seja boa, para ser eficaz. Fazei que o meu coração esteja bem preparado, bem adubado, para que a Palavra do Senhor produza frutos de conversão, de transformação e renovação em meu coração e em minha vida!

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a:
 

Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no amor de Deus e fazendo só o bem a todos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário