terça-feira, 22 de março de 2016

Evangelho do Dia 22/03/2016

Sem Deus nada somos - Jo 13,21-33.36-38
Texto Bíblico
Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: 'Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará.' 22Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. 23Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: 'Senhor, quem é?' 26Jesus respondeu: 'É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho.' Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: 'O que tens a fazer, executa-o depressa.' 28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: 'Compra o que precisamos para a festa', ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. 31Depois que Judas saiu, disse Jesus: 'Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'. 36Simão Pedro perguntou: 'Senhor, para onde vais?' Jesus respondeu-lhe: 'Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde.' 37Pedro disse: 'Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!' 38Respondeu Jesus: 'Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.'

Entendendo o texto
No mistério da Paixão de Cristo, contemplamos a fraqueza da natureza humana, quando um discípulo vende Jesus por 30 moedas de prata e O nega quando Ele mais precisa: “Eu não conheço este homem”. Pedro é aquele mais entusiasta da fé, aquele que, com voz mais forte, proclama tantas vezes que dará a sua vida por causa de Jesus, mas, na primeira provação, no desafio mais concreto, a sua natureza perece e ele nega o Senhor, a quem prometeu todo o amor do seu coração. Sabe, meus irmãos, nós não estamos aqui para atirar pedras em Pedro, em Judas nem em nenhum daqueles que fracassaram e erraram, porque fazemos parte desta mesma turma. Nós somos discípulos de Jesus cercados de fraquezas e limites; e, muitas vezes, temos tamanha dificuldade para testemunhar o nosso amor a Cristo Jesus. Há negação, traição, falta de disposição, vontade de voltar atrás; há vontade de seguir o Senhor, mas de outro jeito, sem comprometimento. Quantas vezes, comprometemo-nos a dar o melhor de nós para Deus, mas nossa natureza simplesmente enfraquece! Nós nunca podemos nos considerar “super-heróis” da fé, colocar-nos em cima do pedestal e nos sentirmos exemplo e modelo para os outros. Nós nunca podemos desprezar a fragilidade da nossa natureza. Um alerta para que todos nós: abracemos nossa fé, numa total dependência da graça de Deus, porque sem Ele não somos nada, vamos perecer, deixar de testemunhá-Lo e negá-Lo.

Rezando
Jesus, fica comigo sempre e me enche com Tua graça pois sem Deus nada sou e necessito de sua presença em minha vida. Vem Senhor Jesus.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado: FLÁVIO CNBB CN FANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário