sábado, 5 de março de 2016

Evangelho do Dia 05/03/2016

Quem se humilha será elevado - Lc 11, 14-23
Texto Bíblico
Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10'Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: 'Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda'. 13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: 'Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!' 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.'

Entendendo o texto
Jesus nos mostra hoje que a salvação não pode ser alcançada por nossas ações, uma vez que a pessoa não pode salvar-se por si mesma, mas por uma ação amorosa e gratuita do próprio Deus. Nós não nos salvamos, aos homens isso é impossível, mas Deus nos salva, pois para ele tudo é possível. Sendo assim, a nossa salvação depende antes de tudo da postura que temos diante de Deus. O fariseu contava os seus méritos diante de Deus, o que não lhe garantiu a salvação, enquanto que, ao demonstrar as suas misérias e os seus pecados diante de Deus, o cobrador de impostos reconhecia que somente Deus poderia salvá-lo e implora por essa salvação e, por isso, ele foi atendido em suas preces.

A oração do fariseu estava repleta de soberba, porque ele rezava justamente para dizer a Deus que não se parecia com os outros homens, que não cometia esse ou aquele pecado, que estava sempre ali para fazer a vontade do Senhor. O fariseu colocava diante do Senhor os sacrifícios que fazia e os jejuns que praticava, o dízimo que pagava e a oração soberba. A pessoa que se sente orgulhosa das coisas que faz, sente-se melhor que os outros, pois o coração dela está repleto de orgulho: “Eu sou bom mesmo, eu faço tudo isso!”.

O pobre publicano, cobrador de impostos, humildemente não tem coragem nem de levantar os olhos para o céu. Apenas bate no peito e suplica piedade e misericórdia pelos seus pecados. Reconhece sua miséria e fragilidades, sabe que até o pouco bem que faz não é por si mesmo, mas por graça de Deus.

Humildade é reconhecer que grande é só Deus, que sem Ele não somos nada. Humildade é não deixar as picuínhas de lado, Humildade é não nos deixarmos vencer por nada daquilo que fazemos. Sentimento de grandeza é pensar: “Sou melhor que os outros, sou mais que os outros por aquilo que eu faço e por aquilo que eu não faço. Não ando nesses lugares, não cometo, nunca cometi esses pecados. Que bom que Deus me preservou!”.

O orgulho é uma tentação terrível, a soberba está nos circundando onde quer que estejamos, e até no nosso relacionamento com Deus ela não permite que nos aproximemos d’Ele. Foi ela que derrubou nossos pais no paraíso e os distanciou de Deus, e ela continua atormentando nossa vida, não permitindo que nos aproximemos do Senhor como deveríamos. Que Deus nos livre desse mal!

Rezando
Jesus, sou fraco, pecador, negligente e falho. Eu erro, por isso preciso de Ti, Senhor. Preciso da Sua misericórdia, do Seu socorro, da Sua ajuda e bênção. Sem Ti eu não sou nada! Vem em meu auxílio Senhor.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado: #FlávioRonconi #CNBB #CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário