domingo, 13 de março de 2016

Evangelho do Dia 13/03/2016

Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra - Jo 8,1-11
Texto Bíblico
Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando a no meio deles, 4disseram a Jesus: 'Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?' 6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: 'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.' 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. 10Então Jesus se levantou e disse: 'Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou ?' 11Ela respondeu: 'Ninguém, Senhor.' Então Jesus lhe disse:'Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais.'

Entendendo o texto
Quando levaram a mulher adúltera ao encontro de Jesus, já estavam prontos para sentenciá-la. Cristo, o Mestre da vida, esperou acalmar a euforia, acalmar aqueles corações que estavam efervescentes e tomando decisões de forma precipitada. Ele se abaixou e começou a escrever no chão, talvez ali pudesse escrever tantas coisas, pudesse se lembrar dos pecados que cada um tinha em si. Ao levantar-se, disse que aquele que não tivesse pecado poderia atirar a pedra naquela mulher. Nós costumamos considerar o pecado do outro sempre o maior, considerar o outro como pecador, e quando assim o fazemos, somos capazes apenas de enxergar o pecado e o erro do outro, mas não enxergamos nosso próprio pecado e miséria. Quando temos um coração muito envolto pela justiça e quando esta não se condensa pela misericórdia, não somos justos, mas justiceiros; queremos a toda prova julgar, condenar e reprovar aquele que erra. Jesus é a misericórdia de Deus encarnada, Ele não quer jogar na cara de ninguém o pecado desse ou daquele outro, mas quer que cada um se reconheça e olhe a sua própria miséria e pecado; assim a misericórdia irá nos envolver! Primeiro, a misericórdia de Deus, que nos ajuda a reconhecer quem somos; depois, como exercê-la para com o outro. 

Rezando
Jesus, que nosso coração seja tocado pela misericórdia divina e assim reconhecemos nossos próprios pecados e pedimos: “Senhor, misericórdia!”. E com essa misericórdia é que devemos tratar aquele que pecou, errou e falhou.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado: #FlávioRonconi #CNBB #CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário