segunda-feira, 29 de junho de 2015

29/06/2015 Ano B - Evangelho do Dia para Crianças e Adolescentes

Segue-me - Mt 8, 18-22
Lendo o texto bíblico
Vendo uma grande multidão ao seu redor, Jesus deu ordem de passar para a outra margem do lago. Nisso, um escriba aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá enterrar meu pai”. Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos enterrem os seus mortos”.

Entendendo o texto
Jesus mostra no primeiro caso que para segui-lo é preciso cautela. Afirma seu estilo de vida despojado, itinerante, sem segurança, que nem as raposas e as aves têm. No segundo caso trata-se de um discípulo que pede tempo para enterrar o pai. A resposta negativa de Jesus, tomada ao pé da letra, parece um tanto rude, mas esta resposta de Jesus completa a anterior: seguir Jesus significa uma ruptura pura e simples com as antigas tradições, que não favorecem a vida, e a adesão ao amor vivificante do Pai."

Rezando
Espírito Santo de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender a Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.

Abençoando
Seus pais te abençoam fazendo o sinal da cruz em sua fronte dizendo:
Senhor, abençoai e protegei nosso/a filho/a (dizer o nome do/a filho/a) 
Em nome do †Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Flávio Ronconi de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário