sexta-feira, 20 de maio de 2016

Evangelho do Dia 20/05/2016

O que Deus uniu, o homem não separe! - Mc 10,1-12

Texto Bíblico
1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.
Entendendo o texto
O casamento é o grande dom a serviço da vida do homem e da mulher, porque eram duas vidas independentes, mas que, um dia, encontraram-se, olharam-se e começaram a seguir um caminho de vida. Esse caminho foi se afunilando, até que um dia se tornou um só caminho e uma só vida. O casamento não é para um anular a vida do outro; ao contrário, é a grande graça, onde um vai somar e multiplicar; e toda multiplicação feita se divide em graças e dons. Não podemos negar as dificuldades da união, porque há os temperamentos, as histórias,
personalidades e desafios; mas não podemos nos esquecer de que há a graça do amor que une, solidifica e leva um a se entregar ao outro para que a vida aconteça. O amor é capaz de superar mágoas e desentendimentos. Às vezes, num relacionamento a dois, começa haver dificuldades com coisas até pequenas. “Deus, como vou dar conta de viver com uma pessoa desse jeito?”. Não se fixe no problema, deixe a graça de Deus direcionar vocês. O matrimônio está a serviço da vida, e é da união de dois que nasce a vida humana, uma nova vida. Filhos são bênçãos, dádivas divina! É dessa união maravilhosa do homem e da mulher, e não de outra forma, que a vida humana nasce, cresce e se multiplica no meio de nós.

Rezando
Jesus, quero exaltar, bendizer e louvar a Deus por todos aqueles que acreditam na força do amor e lutam para viver um matrimônio santo. Exaltar aqueles que não olham a união do homem e da mulher de forma descartável, por causa da cultura em que vivemos, ou seja, o que já se usou, já se cansou, é jogado fora ou se pega outra coisa e assim vai substituindo. Abençoa, aqueles que tentaram, lutaram ou estão tentando e lutando para viver um matrimônio, uma união conjugal de acordo com a vontade de Deus, mas nem sempre conseguem e o que não deu certo, entreguem a Deus, para que Ele direcione os horizontes. Não nos deixe desistir da graça do amor!
Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!


Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no Seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado: #Flávio #Cnbb #Cn #Fano

Nenhum comentário:

Postar um comentário