sábado, 27 de fevereiro de 2016

Evangelho do Dia 27/02/2016


Um homem tinha dois filhos - Lc 15,1-3.11-32
Texto Bíblico
Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. 17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome’. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. 20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. 22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa. 25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’. 28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’. 31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’.
Entendendo o texto
Quão grande e misericordioso é o coração do nosso Deus, capaz de se compadecer das mais terríveis misérias que nós humanos podemos passar nesta vida. A primeira coisa do texto de hoje: o filho mais novo é aquele que se sente insatisfeito com o que tem, com a vida que tem e quer ir buscar caminhos mais longe, quer uma vida diferente. Quantos de nós somos de Deus, caminhamos com Deus, temos a graça de Deus, mas experimentamos as insatisfações, sentimos as tentações, para viver uma vida mais livre. Nós não podemos negar, o mundo é sedutor, é atrativo, e ele exerce sobre nós um fascínio, um domínio, e nós estamos, muitas vezes, correndo do estado da graça, do estado da santidade para experimentar os prazeres e os pecados que este mundo oferece. A medida que ficamos indecisos, no meio do caminho, a gente vai aos poucos se afastando e quando percebemos nós estamos longe, nós tomamos distância, perdemos o gosto pelas coisas de Deus. E mais ainda, vamos sucumbindo pelo gosto e pela atração das coisas do mundo. A verdade é que alguns filhos, ainda a tempo, conseguem reconhecer que se afastaram e voltam para os braços do Pai que qualquer hora do dia, da noite, estará de braços abertos para nos acolher. O ruim são os filhos que se perdem tanto no mundo, que o tempo passa, a vida vai, e ele não volta ao coração do Pai que o espera dia e noite. Meu filho, minha filha, não perca mais tempo, volte hoje para o coração do Pai que nos espera de braços abertos.

Rezando
Jesus, não me deixe afastar do coração misericordioso do Pai e que todas as vezes que sentir vontade de afastar, ou até me afastar mesmo, que eu tenha pressa em voltar e decidido que Deus é o pai bondoso e misericordioso que de braços abertos está a me esperar.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado. #FlávioRonconiDeOliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário