quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Evangelho do Dia 17/02/2016

Aqui está quem é maior do que Jonas - Lc 11, 29-32
Texto Bíblico
Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

Entendendo o texto
O Evangelho de hoje nos mostra que assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, Jesus é um sinal para nós, e Jonas foi um sinal para os ninivitas apenas por suas palavras, que os ninivitas ouviram e creram. Deste modo, Jesus é um sinal para nós por sua palavra e é nela que devemos crer e não ficar exigindo que ele fique realizando "milagres" para que fundamentemos a nossa fé. Muitas cidades, Estados, países inteiros, o mundo em que vivemos, nossa casa e família estão se destruindo a cada dia, porque estamos deixando o pecado entrar e ruir com vidas e famílias, com o amor e a convivência humana. São tantas coisas belas, boas e verdadeiras, mas que, diante da euforia da vida, parece que está tudo bem; e aí vamos deixando, permitindo que as coisas perniciosas e maldosas entrem. Quando vamos ver, não tem mais de pé. Vemos famílias tão boas, bonitas e belas, que festejavam, faziam belas festas, comemoravam todos os aniversários; de repente, aquela família ruiu. Sim, acontece no meio de nós, acontece entre nós. Existem cidades que parecem tão vistosas e que se não se cuidam, elas se autodestroem! Deus não quer que nada se perca, nada se destrua, mas o pecado tem o poder de destruir, de acabar com coisas belas, inclusive com as coisas de Deus, grupos e igrejas que eram d’Ele. Quantas famílias, que eram do Senhor, mas depois se perderam! Eu tenho a certeza de que muitas famílias vão florescer, muitas coisas, que estão caminhando para o buraco, vão tomar novo vigor; vamos tomar o caminho da penitência e nos arrependermos de nossos pecados. O Evangelho de hoje está nos dizendo que as pessoas estão pedindo a Jesus um sinal: “Jesus, dê-me um sinal para eu mudar de vida! Jesus, dê-me um sinal para eu sair da situação em que estou!”. Mas nenhum sinal será dado a nós do que o sinal de Jonas. E o primeiro deles é justamente este: a conversão, e esta passa pela penitência e pelo arrependimento. Outro sinal de Jonas é que Ele entrou na baleia e ali ficou por três dias; depois, foi expelido, jogado para fora. É o Filho do homem que é colocado na terra, morto por nossos pecados, mas vem para nos dar a vida. Olhemos para Jonas e permitamos que, a exemplo dele, a Palavra nos leve à conversão e à mudança de vida.

Rezando
Jesus, ensinai-me a corrigir minhas negligências e procurar de todo o coração os bens eternos.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado. #FlávioRonconiDeOliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário