domingo, 19 de junho de 2016

Evangelho do Dia 19/06/2016

Tome sua cruz cada dia, e siga-me - Lc 9,18-24

Texto Bíblico
Certo dia, 18Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. 23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”.

Entendendo o texto
Somos cheios de cálculos e projeções humanas para as diversas circunstâncias da vida. Entretanto, seguir Jesus quer dizer: desarmar, largar as armas, as munições que levamos conosco, as respostas prontas que temos para as circunstâncias da vida. Precisamos nos moldar com o sentimento evangélico, do coração de Deus; ter uma nova mentalidade, pois a nossa é, muitas vezes, mundana. Quando resolvemos seguir Jesus, deixamos que Ele transforme a nossa mentalidade, para que tenhamos a mente e o coração voltados para os valores evangélicos. Renunciar a si mesmo é ter a disposição de carregar a cruz, as contrariedades e dificuldades próprias da vida de cada um. Seguir Jesus não significa que não ficaremos mais doentes, que não teremos mais problemas, dificuldades, provações e que não passaremos por momentos difíceis na vida. Seguir Jesus significa abraçar tudo isso, mas não sozinhos; abraçar com Cristo, com amor, com toda alma e coração a nossa cruz de cada dia.

Rezando
Senhor Deus, quero renunciar ao meu orgulho e egoísmo, carregar a cada dia minhas obrigações, compromissos e não fugir de minhas responsabilidades, eu posso ir atrás de Jesus, porque Ele vai à frente, ao meu lado, dentro de mim, direcionando-me onde quer que eu vá! 

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você diga: 
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!


Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no Seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

#Flávio #Cnbb #Cn #Fano

Nenhum comentário:

Postar um comentário