domingo, 5 de junho de 2016

Evangelho do Dia 05/06/2016

A viúva da cidade de Naim - Lc 7, 11-17

Texto Bíblico
Naquele tempo, 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!” 14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe.16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. 17E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira, e por toda a redondeza.

Entendendo o texto
Jesus está na cidade de Naim, onde aquela jovem viúva está sofrendo, porque o seu único filho está morto. O Senhor se compadece dela. Não há dor, não há como explicar o coração de uma mãe quando ela precisa enterrar um filho; o quanto é sofrido, a dor no mais fundo da alma e do coração humano. Sejamos solidários/as com as mães do mundo inteiro que sofrem ao ver seus filhos morrerem tão cedo e tão jovens!  Deus não deseja que nenhum jovem morra, mas que todos possam chegar à idade adulta e viver a plenitude da vida. Porém, são tantas as situações que têm matado a nossa juventude e tirado a sua força. Não podemos negar que a droga e o álcool são dramas do nosso século, que vão aos poucos minando a vida de nossos jovens, arrancando a alegria, a sobriedade, a razão de viver e tornando-os escravos e dependentes de um mal que assola o coração de tantas famílias. A Palavra de Jesus, hoje, não é somente para as mães. Jesus, solidário é movido por uma profunda compaixão, está dizendo para cada mãe: “Mulher, não chores! Eu estou contigo!”. Ele está dizendo também ao coração de cada jovem: “Levante-se! Saia dessa prostração! Não se entregue àquilo que vai levá-lo à morte! Não se deixe seduzir pelas drogas!”. Não é fácil, pois aquele que se entrega a qualquer vício precisa não só de força de vontade, mas de misericórdia, ajuda e compaixão. Porque, muitas vezes, os vícios são mais fortes do que a vontade de superá-los, mas com a graça de Deus tudo é possível!

Rezando
Deus Pai não nos deixe desistir. Ajudai-nos a retirar nossos jovens daqueles que querem levá-los [para as drogas, os vícios]. Que todos tenhamos forças de lutarmos para salvar a nossa juventude!

AbençoandoTraçando o sinal da cruz em você diga:
Abençoai-me Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu viva sempre no Seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!


Traçando o sinal da cruz em seu/ua filho/a: 
Abençoe a você (nome do filho/a), nosso Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que você filho/a viva sempre no Seu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Adaptado: #Flávio #Cnbb #Cn #Fano

Nenhum comentário:

Postar um comentário