segunda-feira, 20 de maio de 2013

Auto-liderança: onde tudo começa

Muitos profissionais com talento, habilidade e boas oportunidades, e entre eles vários líderes, estão bem longe de onde poderiam estar principalmente pela falta de auto-conhecimento e autoliderança, dois fundamentos básicos para quem busca tornar-se um ser humano e líder melhor. "Quem é você? Quais são seus pontos fortes e pontos fracos? Aonde você quer chegar?". Você tem respostas objetivas para estas perguntas?

"Nada é mais conclusivo para provar a capacidade de liderança de um homem que as ações empreendidas, dia após dia, para liderar a si mesmo." - Thomas J. Watson, ex-diretor da IBM.

Liderar pessoas não é uma tarefa simples, contudo, não existe resistência maior do que liderar a si mesmo, fazendo com que o próprio líder se torne o seu maior inimigo, uma vez que a auto-liderança é uma das ações que mais exige equilíbrio, determinação e disciplina por parte do líder. Os desafios começam na própria essência do ser humano, que já vem de fábrica com algumas características bem interessantes:

- A visão que temos de nós mesmos na maioria das vezes não é realista, ou seja, não somos exatamente o que pensamos ser.

- Somos capazes de formular conceitos sobre qualquer outra pessoa, exceto sobre nós mesmos.

- Temos a tendência de julgar os outros por suas ações e a nós mesmos pelas intenções, usando, assim, nossas boas intenções para justificar erros e amenizar resultados negativos.

Você se identifica com alguma dessas características? Eu sim. Estas são as razões básicas que tornam o auto-conhecimento e a autoliderança tão importantes para o líder, que antes de conhecer e liderar os outros, precisa fazê-lo a si mesmo.

A jornada do crescimento, da liderança e do sucesso começa pelo lado de dentro, por isso o líder que deseja influenciar pelo exemplo tem, em primeiro lugar, o grande desafio de liderar a si mesmo por meio do auto-conhecimento e da autoliderança, conquistando o equilíbrio em sua vida pessoal e profissional. Antes de inspirar, motivar, amar e servir aos outros, é preciso que o líder faça-o a si mesmo, viajando pelo interior antes de se aventurar pelo exterior.

A base da auto-liderança chama-se disciplina, principalmente porque dedicar tempo para pensar em si mesmo não é natural em nossos dias. Nossa dinâmica de vida nos envolve de tal maneira, que se não estivermos firmemente determinados a dedicar tempo a nós mesmos e se não nos disciplinarmos para praticá-la, a autoliderança dificilmente será uma prioridade.

É preciso driblar a falta de tempo e estabelecer momentos de calmaria, reflexão, concentração e introspecção. Aliás, a expressão "não tenho tempo" não é tão verdadeira assim, já que significa que, de fato, "isso não é prioridade para mim". Tudo aquilo que é realmente importante para nós sempre tem um espaço em nossa agenda. Portanto, se você entende que a auto-liderança é importante para o seu desenvolvimento como líder e ser humano, encontrará tempo para praticá-la.

Uma das melhores maneiras de aumentar o auto-conhecimento é perguntando àqueles com quem interagimos sobre como eles nos percebem. Lembre-se que a visão que temos de nós mesmos não é tão realista assim, por isso, saber como nossos comportamentos e nossas atitudes são percebidos pelas pessoas ao nosso redor é fundamental. E aqui a palavra chave é percepção, porque, de fato, não somos avaliados apenas pelo que fazemos, mas principalmente pelo que as pessoas percebem sobre a intenção que temos naquilo que fazemos. Por exemplo: um líder que não delega determinadas tarefas para sua equipe por entender que eles estão sobrecarregados, decidindo ele mesmo fazê-las. Apesar da boa intenção, pode causar a percepção de que ele não confia na equipe a ponto de delegar tarefas importantes. Percebe?

Portanto, conversar com as pessoas demonstrando sua real disposição para ouvi-las sobre o que pode ser mudado, melhorado e potencializado, não é apenas satisfatório, mas fundamental para melhorar o auto-conhecimento do líder. Provavelmente vai "doer" um pouco, já que ouvir determinados comentários não é tão simples assim, contudo, se este auto-conhecimento vier acompanhado de auto-liderança, planos de ação e disciplina para colocá-los em prática, o resultado será extraordinário.

Existem algumas perguntas poderosas que podem nos ajudar em nossos momentos de auto-conhecimento e autoliderança. Vejamos algumas delas: 

Propósito de Vida - Qual é o meu propósito de vida? Por que eu estou neste lugar? Eu estou caminhando na direção certa? O que me completa e me deixa realizado? Por que eu acordo todas as manhãs?

Visão de Futuro - Onde eu quero chegar? Para onde estou levando minha equipe? Minha equipe sabe para onde está indo?

Crescimento Pessoal - Eu dedico tempo suficiente para me conhecer melhor? Eu estou investindo em mim?

Eficácia - Eu conheço meus pontos fortes e pontos fracos? Eu valorizo meus pontos fortes?

Paixão - Eu faço o que amo e amo o que faço?

Legitimidade - Os objetivos que tenho traçado são legítimos para mim, para meus liderados e para a organização?

Motivações - Eu estou sinceramente interessado na vida e no desenvolvimento das pessoas ao meu redor? 

Reconhecimento - Tenho pessoas me seguindo, ou apenas subordinados?

Liderança - Eu procuro ser um exemplo para as outras pessoas? Eu as influencio, inspiro e sirvo? Meus liderados estão se tornando melhores seres humanos e profissionais? Elas vivem com equilíbrio e trabalham com entusiasmo? Eu me seguiria? Eu gostaria de ser liderado por mim?

Legado - Estou criando um futuro melhor? Estou formando novos líderes?

Auto-conhecimento e autoliderança ajudam a estabelecer prioridades corretas, buscar inspiração, conquistar motivação, manter o equilíbrio em meio às crises, dominar o ego e manter o foco naquilo que é realmente importante. Por isso, conhecer e liderar a si mesmo é o primeiro passo para liderar os outros.

Marco Fabossi 
Sócio-diretor da Crescimentum. É Coach Executivo e Coach de Equipe, certificado pelo ICI filiado ao ICF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário